Abrigos na Rocha de Bhimbetka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Abrigos na Rocha de Bhimbetka 

Pinturas nas rochas de Bhimbetka

Critérios (iii)(v)
Referência 925 en fr es
Países  Índia
Coordenadas 22° 55′ 40″ N, 77° 35′ 00″ L
Histórico de inscrição
Inscrição 2003

Nome usado na lista do Património Mundial

Os Abrigos na Rocha de Bhimbetka compõem um sítio arqueológico e são um dos locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Estão localizados na Índia, no estado de Madhya Pradesh. Os abrigos de Bhimbetka exibem os traços mais antigos de vida humana na Índia; suas pinturas em rocha da Idade da Pedra têm aproximadamente 9.000 anos, algumas das mais antigas do mundo.

O nome Bhimbetika vem de um personagem do épico hindu Mahabharata.

Pinturas de cavaleiros, a cavalo
Pintura de um homem a conduzir dois elefantes, estando montado num deles

Os abrigos ficam a 45 km ao sul de Bhopal. Toda a área é coberta por uma vegetação espessa e florestas ricas de fauna e flora. Há uma significativa semelhança com outras pinturas em rocha em locais como o Parque Nacional Kakadu, na Austrália, no Deserto de Kalahari e na caverna de Lascaux, na França.

Os local foi mencionado pela primeira vez em relatórios arqueológicos da Índia em 1888 como um local budista. As pinturas foram descobertas em 1957 pelo arqueólogo indiano Vishnu Shridhar Wakankar. Estudos arqueológicos revelam uma seqüência contínua de culturas da Idade da Pedra (do período Acheulense até o Mesolítico. Os abrigos apresentam várias pinturas interessantes que mostram a vida das pessoas que viviam nas cavernas, incluindo cenas de nascimentos, danças e bebidas, ritos religiosos e enterros, bem como o meio ambiente ao redor. As pinturas também mostram animais como bisões, pavões, rinocerontes e tigres, inclusive homens a montar cavalos e elefantes.

Ver também[editar | editar código-fonte]