Abruptum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abruptum
Informação geral
Origem [Finspång]
País Suécia
Gênero(s) Black metal
Dark ambient
Noise music
Período em atividade 19892005
Gravadora(s) Deathlike Silence Productions
Southern Lord Records
Blooddawn Productions
Integrantes Evil
Ex-integrantes It, All, Ext

Abruptum foi uma banda de Black Metal e Dark Ambient formada em 1989 por It , All e Ext[1] na Suécia. It já planejava montar a banda em 1987, mas apenas em 1990 conseguiu reunir os demais membros. No mesmo ano da fundação, eles gravaram as duas primeiras demos.

Após o lançamento da primeira demo, Ext saiu da banda e na segunda demo foi a vez de All sair devido a sérios problemas com álcool. Com as saídas, It procurou um novo membro e o escolhido foi Evil do Marduk. Paralelamente, It e All se reuniram e formaram o Vondur. Com a Deathlike Silence Productions, o Abruptum lançou dois álbuns, Obscuritatem Advoco Amplectere Me e In Aeternum In Triumpho Tenebrarum. Euronymous definia o som da banda como a essência do puro mal negro e It o considerava como um verdadeiro aliado. Após o assassinato de Euronymous, It contribuiu na compilação Nordic Metal: A Tribute to Euronymous.

It deixou a banda e o Black Metal em 1996 após várias ameaças feitas a ele e a sua família.[2] Evil manteve o Abruptum sozinho, lançando pela sua própria gravadora a Blooddawn Productions. Em 2005 ele anunciou o fim da banda.

Estilo Musical[editar | editar código-fonte]

Enquanto o Abruptum é considerado uma banda de Black Metal/Dark Ambient, eles tiveram uma abordagem diferente para a sua música. Eles não focavam na criação de músicas bem estruturadas e na maioria das vezes apenas faziam barulho. O material mais antigo tinha músicas mais curtas, mas os outros lançamentos incluíam uma ou duas faixas com mais de 40 minutos. Eles usavam principalmente bateria, baixo, guitarra e teclado, mas o que se destacava mais eram os gritos, já que supostamente a banda se torturava e se cortava durante as gravações. Se isso é verdade ou não, nunca foi confirmado.

Após a saída de It, Evil mudou o estilo musical da banda, retirando boa parte do som Metal.

Membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Rivadavia, Eduardo "Abruptum Biography", Allmusic, Macrovision Corporation
  2. Yiannis Dafopoulos (May 27, 2007). Album: Abruptum, Evil Genius, (Black Lodge Records) Metal Temple.. Página visitada em March 8, 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]