Abscissa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
As abcissas dos pontos assinalados são -3, -1.5, 0 e 2.

A Abcissa (português europeu) ou Abscissa (português brasileiro)[1] é a coordenada horizontal de um referencial plano de coordenadas cartesianas. Representando esse referencial sob a forma de um gráfico, obtemos a abcissa (x) medindo a distância do ponto observado ao eixo das ordenadas (y), perpendicular ao eixo das abcissas.

É representada pela incógnita x num gráfico tipo (x, y), o que significa que representa o objecto sobre o qual a função opera, convertendo-o na sua imagem (y). Todo ponto que pertença à bissetriz dos quadrantes ímpares (1º e 3º quadrante) apresenta abcissa igual a ordenada, (x = y).


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Abcissa", ou "abscissa"?. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (2 de abril de 2008). Página visitada em 22 de julho de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.