Abt Sportsline

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Abt Sportsline
Tipo Privada
Indústria Indústria Automobilística
Fundação 1970
Fundador(es) Johann Abt
Sede Alemanha Kempten im Allgäu, Alemanha
Áreas servidas Por todo o mundo, com ênfase no mercado Europeu
Pessoas-chave Jürgen Abt, Christian Abt
Produtos Automóveis
Página oficial Abt-Sportsline.de
Abt Audi Q7
Abt Audi A4

A Abt Sportsline é uma companhia de corridas de automobilismo e de tuning automóvel com sede em Kempten im Allgäu, Alemanha. Abt negocia principalmente com a Audi e com as marcas do Grupo Volkswagen (Volkswagen, Škoda e SEAT).

História[editar | editar código-fonte]

Johann Abt (nascido em Dezembro de 1935), foi um piloto de corridas da Abarth até 1970. Pouco tempo depois, voltou às corridas com carros da sua própria equipa, ganhando o "Trophée de l'Avenir" e outras séries.

Desde a morte do seu pai Johann em 2003, a companhia com 100 empregados tem sido chefiada pelos irmãos Hans-Jürgen Abt (director) e Christian Abt, que também é um piloto de carros de corrida.

Depois de Christian Abt ter ganho o título do campeonato de Supertouring STW alemão em 1999 com um Audi A4, foi feita a decisão de se juntarem à Deutsche Tourenwagen Masters. O novo Abt-Audi TT-R inicialmente mostrou a sua falta de tempo de desenvolvimento, mas em 2002 a equipa celebrou o seu maior sucesso na história da companhia com o título de Laurent Aïello na DTM.

Na época de 2003 da DTM, a Abt deu ao seu aprendiz de 19 anos Peter Terting a oportunidade de conduzir um dos seus carros de 470 cv, depois de o iniciado ter ganho a Taça ADAC VW Lupo em 2002. No entanto o jovem não conseguia lidar com a pressão nas competições profissionais mas a jogada da Abt é notável de qualquer maneira.

Mercado[editar | editar código-fonte]

A Abt usou muito do seu conhecimento nas corridas e adaptou-o para estrada, fazendo com que a companhia de tuning tenha sucesso para a inteira linha de produtos do Grupo Volkswagen (incluindo Audi).

Carros Notáveis[editar | editar código-fonte]

  • AS4-R - Um A4 Avant altamente modificado, o AS4-R dá uso ao seu motor 2.7 V6 biturbo para produzir 480 cv às 6800 rpm e 565 Nm de torque às 3300 rpm.
  • TT-R - Um Audi TT V6 sobrecarregado de segunda geração.
  • R8-R - Um Audi R8 da Abt que ainda não foi lançado para venda vai ter um supercompressor junto com o incrível motor 4.2 V8 da Audi para produzir 530 cv.
  • R8 GT R - Uma versão do Audi A8 V10 altamente modificada, que a Abt Sportsline chama "um campeão de corridas para a estrada". O Abt R8 GT R tem uma versão modificada do motor 5.2 V10, aumentando a potência de 525 cv para 620 cv. Muitas partes novas do exterior do carro foram feitas de fibra de carbono, baixando o peso do carro para 100 kg. O interior tem muitas modificações para o parecer mais com um carro de corridas, incluindo assentos de corrida, um extintor, um cinto de segurança de 4 pontos, uma barra de rolagem e um novo volante. Foram feitas outras modificações para tornar este carro de corrida legal nas estradas.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Abt Sportsline