Abu Ya'qub Yusuf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arrows-move.svg
Em 22 de junho de 2014 foi proposta a renomeação deste artigo para Iúçufe I (almóada). Se não concorda, use a página de discussão.
Obs.: forma presente em dicionário de arabismos

Abu Ya'qub Yusuf[1] (1135 - 29 de Julho de 1184), ou Aben-Iusuf , ou Iúçufe I (do árabe أبو يعقوب يوسف بن عبد المؤمن, abū ya`qūb yūsuf ben `abd al-mū'min) foi o segundo califa do Califado Almóada de Marrocos.

Começou o seu reinado em 1163, sucedendo ao seu pai Abd al-Mu'min. Em 1170 invadiu a Península Ibérica, apoderando-se da Andaluzia e devastando Valência e a Catalunha. Estabeleceu-se em Sevilha em 1171, convertendo-a em capital do seu império.

Giralda em Sevilha, Espanha

Soberano culto, em ruptura com a ortodoxia religiosa da sua dinastia, Abu Yu'qub Yusuf é também apelidado de o califa intelectual.[2] O filósofo Averróis escreveu muito do seu trabalho durante o seu califado. Ordenou a construção de pontes e docas no rio Guadalquivir, do aqueduto de Sevilha, das duas alcáçovas, do alcácer, da mesquita, actual Catedral de Sevilha, e do minarete actualmente chamado de Giralda, em 1184.

Em 1180 reuniu um exército que entrou em Portugal, arrasando Coruche. Avançou depois sobre Porto de Mós mas, atacado por D. Fuas Roupinho, parte do exército sarraceno ficou no campo e outra parte viu-se obrigada a fugir. Ao mesmo tempo a costa portuguesa, de Setúbal a Lisboa, era atacada por uma armada de mouros. D. Fuas Roupinho saiu também ao mar e travou guerra com ela a 29 de Julho de 1180, saindo desta contenda também vitorioso.

Abu Ya'qub Yusuf morreu em Évora, em consequência de ferimentos obtidos na derrota da batalha de Santarém, frente a Fernando II de Castela, em 1184, e foi sucedido pelo seu filho Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur.

Referências

  1. Roy Jackson (5 February 2014). What is Islamic Philosophy?. Routledge. pp. 54. ISBN 978-1-317-81404-7.
  2. Pierre Guichard
  • Dicionário Universal Ilustrado, Ed. João Romano Torres & Cª.1911
  • Histoire de l'afrique du Nord, des origines à 1830, Charles-André Julien, Paris, 1994
Precedido por
Abd al-Mu'min
Icone-Islam.svg
Califa almóada

1163-1184
Sucedido por
Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.