Abundância (mitologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estátua alegórica da deusa Abundantia, com a cornucópia, por Pompeo Marchesi. Porta Veneza, em Milão.

Abundância (em latim: Abundantia) era a deusa romana da boa sorte, abundância e prosperidade. Dentro da mitologia romana, a figura de Abundância era considerada uma divindade menor; a personificação da sorte, abundância e prosperidade, e era também a guardiã da cornucópia, o corno da abundância. Era com ele que distribuía comida e dinheiro. A versão principal da origem da cornucópia é semelhante tanto na mitologia grega quanto na romana, na qual o rei dos deuses, depois de ter acidentalmente quebrado o chifre do bode místico em um jogo, prometeu que o chifre nunca iria esvaziar os frutos de seu desejo. O chifre foi, posteriormente, entregue para os cuidados de Abundância.

Embora existam poucos templos ou sinais de culto para Abundância encontrados dentro de Roma, ela também foi descrita no passado como "a bela donzela do sucesso", e como tal é muito caracterizada na Arte. Muitas vezes, retratada segurando a cornucópia e feixes de milho, permitindo que o conteúdo caia ao chão, a imagem de Abundância aparecia em moedas romanas dos séculos passados.

A Abundância tem resistido ao teste do tempo, assumindo a forma da 'Olde Dame Habonde' francesa; também conhecida como Domina Abundia, e da Notre Dame d'Abondance, uma figura de fada benéfica encontrados em toda a mitologia teutônica, e na poesia da Idade Média. Dentro de textos relacionados a essa figura é dito que ela concederia o dom da abundância e da boa sorte para aqueles que ela visita, e na sociedade moderna é a padroeira dos jogadores - a reverenciada Senhora Fortuna.

Referências

Wikisource  "Abundantia". Encyclopædia Britannica (11th). (1911). Ed. Chisholm, Hugh. Cambridge University Press. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia romana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Abundância (mitologia)