Abyei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Traçado da fronteira entre Sudão e Sudão do Sul, por definir na região de Abyei
Localização do distrito no antigo estado do Cordofão Ocidental

Abyei é um dos oito distritos do estado do Cordofão do Sul, no Sudão. Até 16 de agosto de 2005 pertenceu ao extinto estado do Cordofão Ocidental.

A cidade de Abyei foi quase completamente destruída em maio de 2008, quando as tensões entre o Exército Popular de Libertação do Sudão (pertencente ao Sudão do Sul) e as Forças Armadas do Sudão se extremaram entre as duas facções, após a nomeação de um novo dirigente pelo Governo do Sul do Sudão, que não foi aprovado por todos os membros da etnia Messiria.[1] Cerca de 50000 moradores de Abyei, a maioria da etnia Dinca, teve que fugir da cidade e ir para Agok. Desde a assinatura do Protocolo de Abyei e a reconstrução de estradas para o regresso dos refugiados, muita da cidade tem sido reconstruída.[1] [2]

Em janeiro de 2011 o país realizará um plebiscito, tal como o Sul do Sudão, votando pela independência em relação ao Sudão. Porém, existem receios de que a região se torne um novo Darfur[3] , já que as fronteiras entre Sudão e Sudão do Sul não se encontram delimitadas na região de Abyei.

Referências

  1. a b UNHCR (21 May 2008) "Sudan: Fighting could hamper Abyei aid operation - UN" Acesso em 24 de julho de 2009.
  2. United Nations Development Programme - Sudan "Recovery of Abyei Area through Good Governance and Poverty Reduction" Retrieved 24 July 2009.
  3. Victor Ângelo. Abyei, Sudão, urgente Visão. Visitado em 17-12-2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Sudão é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.