Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas
(IATAS)
Fundação 1969
Tipo Organização de meios de comunicação e entretenimento
Sede 25 West 52nd Street
Nova Iorque, NY, 10019
Membros 700 membros de 60 países
Línguas oficiais Inglês
Presidente Bruce Paisner
Sítio oficial www.iemmys.tv

A Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas (em inglês: International Academy of Television Arts & Sciences, IATAS) é uma organização composta por intervenientes nos meios de comunicação e entretenimento em mais de 60 países e com mais de 500 empresas de todos as áreas da indústria de televisão, incluindo Internet, mobile e tecnologia.

A agenda anual da Academia inclui a prestigiada cerimonia dos prêmios Emmy Internacional, realizada em novembro na cidade de Nova Iorque, os prémios Emmy Internacional Digital apresentados na feira MIPTV em Cannes, e uma série de eventos, tais como o Dia da Academia, o Festival Mundial Emmy Internacional e debates sobre temas fundamentais para a indústria. A Academia foi fundada com a missão de reconhecer a excelência na produção televisiva produzida fora dos Estados Unidos com a entrega dos Prêmios Emmy Internacional em vinte categorias.

O atual presidente da Academia é Bruce Paisner.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Sobre a Academia[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1969, a International Academy of Television Arts & Sciences é uma organização composta pelos principais meios de comunicação e figuras do entretenimento de mais de 500 empresas de 60 países de todos os setores da televisão, incluindo Internet, mobile e tecnologia. A Academia tem por missão reconhecer a excelência de conteúdo produzido exclusivamente para TV fora dos Estados Unidos, além de produções de língua não inglesa feitas para a TV americana.[2] [3]

Criada em 1989, a International Academy of Television Arts & Sciences Foundation tem a sua própria constituição, diretoria e conselho de curadores independente. A cada ano desde 1998, a Fundação realiza o Sir Peter Ustinov Television Award Scriptwriting (em homenagem a um dos fundadores da IATAS). O vencedor(es) recebe um prêmio no valor de $2.500 doláres, uma viagem a Nova Iorque, e um convite para os prêmios Emmy Internacional em novembro. O concurso destina-se a escritores e/ou roteristas novatos não-americanos com idade inferior a 30 anos.[4]

Sobre seus membros[editar | editar código-fonte]

A Academia Internacional é uma organização independente composta por membros dos setores da televisão e dos meios de comunicação, os líderes mundiais se reúnem para trocar idéias, discutir problemas comuns e promover novas estratégias para o futuro desenvolvimento de programas de TV de qualidade global. A cada ano, a Academia organiza o Festival Mundial Emmy Internacional e a cerimônia dos prêmios Emmy Internacional em Nova Iorque. O Festival apresenta programação de todo o mundo, com a participação de produtores e diretores internacionais. Já os International Emmy Awards acontece desde 1973 no mês de novembro e reúne mais de 1.000 pessoas entre convidados e indicados.

Os membros podem participar de todas as reuniões do conselho, painéis e cocktails que a Academia detém em todo o mundo. A todos os membros são dados dois passes gratuitos para o Festival Mundial Emmy Internacional, que ocorre em um fim de semana antes da cerimônia dos prêmios Emmy Internacional em Nova York. Os membros também são convidados ao Dia Internacional da Academia (Day International Academy), um encontro de prestígio com executivos da indústria de televisão em um país específico com a missão de criar, desenvolver e organizar um evento significativo e sem precedentes para a indústria da televisão na região e promover uma melhor compreensão do desenvolvimento regional dos modelos de negócios e instituições culturais para ajudar a facilitar a colaboração transfronteiriça. O Brasil, sediou por duas vezes o Day International Academy, a primeira em 2008 na cidade do Rio de Janeiro e a segunda prevista para junho de 2015 também no Rio, ambas tem como anfitriã a Rede Globo, a emissora brasileira é membro da Academia desde de sua fundação, e patrocinadora das cerimônias de premiação dos prêmios Emmy Internacional desde 2005.[5] [6] [7] [8]

Calendário[editar | editar código-fonte]

O calendário é referente aos eventos que ocorreram ao longo do ano de 2015, realizados e/ou organizados pela Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas.[9]

Data Evento
Segunda-feira, 13 de abril de 2014 11th International Digital Emmy Awards
Quarta-feira à sábado, 24 de junho - 27 de junho de 2015 Day International Academy
Quinta-feira, 1 de outubro de 2015 36th Annual News & Documentary Emmy Awards
Segunda-feira, 5 de outubro de 2015 Anúncio dos indicados ao Emmy Internacional 2015, na MIPCOM
Sábado à domingo, 21 de novembro - 22 de novembro de 2015 2015 International Emmy World Television Festival
Segunda-feira, 23 de novembro de 2015 Anúncio dos premiados ao Emmy Internacional 2015

Referências

  1. Bruce Paisner Re-Elected President & CEO International Television Academy deadline.com/ (25 de novembro de 2013). Visitado em 9 de março de 2015.
  2. Spanglish Series Dominate Bilingual Category at Intl. Emmy Awards Variety (21 de novembro de 2014). Visitado em 22 de novembro de 2014.
  3. Emmy Internacional vai premiar melhores da TV nesta segunda G1 (24 de novembro de 2014).
  4. THE INTERNATIONAL ACADEMY OF TELEVISION ARTS & SCIENCES FOUNDATION iemmys.tv/foundation.
  5. ACADEMY DAY IN RIO 2015 iemmys.tv/.
  6. Globo é a anfitriã do Academy Day (2008) Memória Globo (9 de setembro de 2008). Visitado em 9 de março de 2015.
  7. Globo rebate Record sobre os louros do Emmy O Estado de S. Paulo (7 de setembro de 2008). Visitado em 9 de março de 2015.
  8. Concorrentes da Globo questionam credibilidade do Emmy noticiasdatv.uol.com.br/ (26 de novembro de 2013). Visitado em 9 de março de 2015.
  9. CALENDAR OF UPCOMING EVENTS iemmys.tv/events. Visitado em 9 de março de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]