Academia Nacional das Ciências (Itália)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Academia Nacional das Ciências (em italiano: Accademia Nazionale delle Scienze), também conhecida por Academia dos Quarenta (Accademia dei XL ou Accademia dei Quaranta) e oficialmente designada Accademia Nazionale delle Scienza detta dei XL, é uma academia fundada em Verona no ano de 1782 que funciona como academia nacional de Itália.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1766, antes da unificação da Itália, o matemático Antonio Maria Lorgna lançou a ideia de se constituir uma academia que incluísse os melhores cientistas italianos, independentemente da entidade política ou estado a que pertencessem.

Em 1781 Lorgna recebeu o apoio da maioria dos cientistas italianos, entre os quais Alessandro Volta, Lazzaro Spallanzani e Ruggero Giuseppe Boscovich.

Em 1782 a academia foi fundada com o nome de Società Italiana delle scienze detta dei XL,[1] reunindo os quarenta mais prestigiosos homens de ciências italianos da época.

A Accademia administra numerosos prémios.[2] [3]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Accademia di agricoltura, scienze e lettere di Verona, Anton Maria Lorgna nel 250º anniversario della nascita, Convegno svoltosi il 28 settembre 1985 a Verona, Palazzo Erbisti, Verona: Grafiche Fiorini, 1985
  2. Accademia Nazionale delle Scienze detta dei XL, Medaglia "Matteucci".
  3. Elenco dei premiati con medaglia d'oro dei XL

Ligações externas[editar | editar código-fonte]