Acantharea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAcantharea
Acanthometra (da ordem Arthracanthida)

Acanthometra (da ordem Arthracanthida)
Classificação científica
Reino: Rhizaria
Filo: Radiolaria
Classe: Acantharea
Haeckel 1881 emend.
Ordens
Ver texto

Acantharea é um pequeno grupo de protistas do filo Radiolaria[1] que se distinguem principalmente por causa dos seus esqueletos.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Os esqueletos são compostos por cristais de sulfato de estrôncio, que não fossilizam e tomam a forma de dez espinhos diametrais ou de vinte radiais. A cápsula central é composta de microfibrilhas organizadas em vinte placas. Cada uma das placas apresenta um buraco através do qual se projecta um espinho e apresenta também um córtex microfibrilhar ligada aos espinhos por fibras denominadas mionemas. Estas ajudam à flutuação, juntamente com os vacúolos do ectoplasma que por vezes contêm Zooxantelas.

Classificação[editar | editar código-fonte]

A classe Acantharea está subdividida nos seguintes táxones:[2]

Classificação de acordo com a disposição dos espinhos[editar | editar código-fonte]

A disposição dos espinhos é muito precisa e é determinada pela denominada lei de Müller. A forma mais clara de descrição é em termo de linhas de latitude e longitude. Os espinhos ocorrem nas intersecções entre cinco linhas de latitude, simétricas sobre o equador e ioto de longitude, espaçadas uniformemente. Cada linha de longitude leva dois espinhos "tropicais" ou um espinho "equatorial" e dois polares, que se vão alternando. A maneira como os espinhos se unem entre si no centro da célula varia conforme as espécies e esta é uma das características primárias de classificação utilizada neste grupo de organismos.

Referências

  1. Polet, S.; Berney; Fahrni; Pawlowski (2004). "Small-subunit ribosomal RNA gene sequences of Phaeodarea challenge the monophyly of Haeckel's Radiolaria". Protist 155 (1): 53–63. doi:10.1078/1434461000164. PMID 15144058
  2. Febvre-Chevalier C, Febvre J, Acantharia in Encyclopedia of Life Sciences, 2002, Macmillan Publishers Ltd, Nature Publishing Group - www.els.net