Acará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Acará (peixe))
Ir para: navegação, pesquisa
A página está num processo de expansão ou reestruturação.
Esta página está a atravessar um processo de expansão ou reestruturação. A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos. Todos estão convidados a dar o seu contributo e a editar esta página. Caso esta não tenha sido editada durante vários dias, retire esta marcação.

Esta página foi editada pela última vez por Rodrigolopesbot (D C) 27 dias atrás. (Recarregar)

NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaAcará
P. scalare.

P. scalare.
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae
Género: Pterophyllum
Heckel, 1840
Espécie-tipo
Pterophyllum scalare
Lichtenstein, 1823
Distribuição geográfica
Distribuição da espécie na América do Sul (em destaque [nota 1] )
Distribuição da espécie na América do Sul
(em destaque [nota 1] )
Espécies
P. scalare (Lichtenstein, 1823)
P. altum (Pellegrin, 1903)
P. leopoldi (Gosse, 1963)

Acará (Pterophyllum) é um gênero de peixes de água doce, pertencente à família Cichlidae[1] que compreende atualmente três espécies endêmicas da América do Sul. Vive em cardume e alimenta-se predominantemente de pequenos crustáceos, peixes, larvas, insetos e outras matérias orgânicas.[2] Na época da reprodução formam casais que passam a defender um território e afastam dele todos os peixes que o habitam.

Nativos da bacia Amazônica[3] podem chegar a 15 centímetros de comprimento e habita pequenos rios e lagos com densa vegetação aquática. As suas principais características são as suas variadas colorações, que se desenvolveram ao longo do tempo, o formato triangular do seu corpo e as suas longas barbatanas dorsal e caudal. É uma espécie ornamental, uma das mais populares de águas tropicais, e de grande valor comercial. Foi das primeiras a aparecer no mundo da aquariofilia e ainda é uma das mais comuns do mercado. Apesar de suscetível a várias doenças infecciosas, é um peixe resistente e pouco exigente em relação à qualidade da água, sendo uma das espécies mais indicadas para iniciantes. No entanto, podem ser agressivos com alguns peixes, não sendo indicado mantê-los com peixes muito pequenos.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Acará" é proveniente do termo tupi aka'ra[4] . "Cará" é proveniente do termo tupi ka'rá[5] .

Espécies[editar | editar código-fonte]

Entre as espécies que empregam o termo "acará" em sua designação popular, destacam-se as dos gêneros Pterophyllum e Symphisodon.

Além dessas, também são populares:

Notas

  1. O acará encontra-se distribuído em todos os países destacadas pelo mapa, a exceção do Equador e Bolívia. As Guianas, pouco destacas pelo mapa, também são habitadas pelas espécies.

Referências

  1. Dr. Bailly, Nicolas (15 de janeiro de 2008). WoRMS taxon details: Pterophyllum (em inglês). World Register of Marine Species. WoRMS. Página visitada em 16 de março de 2013.
  2. Martha Beatriz Soriano Salazar e Daniel Hernández Ocampo, Maio-Agosto de 2002. Tasa de Crecimiento del Pez Ángel Pterophyllum scalare (Perciformes: Cichlidae) en Condiciones de Laboratorio.. (em espanhol). Acta Universitaria - Guanajuato, México. Vol.: 12. N°: 2.
  3. Maria do Socorro RF Cacho, Sathyabama Chellappa e Maria Emília Yamamoto, 2006. Reproductive success and female preference in the amazonian cichlid angel fish, Pterophyllum scalare (Lichtenstein, 1823).(em inglês). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Postgraduate Program in Aquatic Bioecology. Vol.: 4. N°: 1.
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.22
  5. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.346

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Acará