Acesso à Internet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Acesso à internet)
Ir para: navegação, pesquisa

Acesso à Internet refere-se aos meios pelos quais os usuários podem conectar-se à Internet.

História e tipos de conexões[editar | editar código-fonte]

Métodos comuns de acesso à Internet incluem linha discada, linhas terrestres (acesso por Internet à cabo, fibra óptica, cabo de par trançado), portadora-T, Wi-Fi, Internet via satélite, e telefone celular.

Proliferação do uso[editar | editar código-fonte]

A utilização da Internet ao redor do mundo proliferou-se rapidamente desde a última década, apesar de que a taxa de crescimento parece ter diminuído após 2000. Com a saturação do mercado a fase de crescimento veloz está acabando em países industrializados, mas continua a se espalhar na Ásia,[1] África, América Latina, no Caribe e no Oriente Médio. Por exemplo, o programa PC Conectado ajudou a indústria a crescer no Brasil.

Acesso à internet como direito[editar | editar código-fonte]

Atualmente, existe um grande esforço das Nações Unidas para tornar o acesso à Internet um direito humano. Uma pressão foi feita quando ela clamou por acesso básico à comunicação e serviços de informação no Comitê Administrativo de Coordenação. Em 2003, durante a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, outro pedido por isso foi feito.[2] [3]

Em países como a Estônia[4] , França[5] , Finlândia[6] , e Grécia[7] , o acesso à Internet já está estabelecido como um direito fundamental.

Controle do acesso à Internet[editar | editar código-fonte]

No Brasil, foi discutido em 2006 a aprovação de um projeto de lei para controlar o acesso à Internet. Esse projeto de lei foi muito criticado, sob a alegação de que ele estaria na contramão da democratização do acesso à Internet, ou inclusão digital, pretendida pelo governo.[8]

Referências

  1. The lives of Asian youth
  2. UN push on making Internet access a human right
  3. WSIS's stance on making Internet a human right
  4. Estonia, where Internet access is a part of human rights
  5. http://www.foxnews.com/story/0,2933,525993,00.html
  6. http://news.cnet.com/8301-17939_109-10374831-2.html
  7. O parágrafo 5A da Constituição da Grécia prescreve que todos têm um direito a participar da sociedade da informação e que o Estado tem a responsabilidade de dar assistência ao desenvolvimento da sociedade da informação.
  8. Folha Online (06 de novembro de 2006). Projeto quer controlar acesso à internet (em português). Visitado em 29 de janeiro de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.