Acesso aleatório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Acesso aleatório (random access) comparado ao acesso sequencial (sequential access).

Em ciência da computação, acesso aleatório é a capacidade de acessar um elemento arbitrário de uma seqüência em tempo igual. O contrário é o acesso sequencial, onde um elemento mais distante leva mais tempo para ser acessado. Uma forma típica de diferenciar ambos é comparar um antigo rolo de pergaminho (sequencial— todo o material que antecede os dados desejados deve ser desenrolado) e um livro (aleatório— pode ser aberto imediatamente em qualquer página aleatória). Um exemplo mais moderno é comparar a fita cassete (sequencial—você tem de fazer um avanço rápido pelas canções no início da fita para poder chegar às últimas) com o CD-ROM (acesso aleatório—você pode pular direto para a faixa desejada). A expressão memória de acesso aleatório (RAM), todavia, é usada para chips semicondutores de memória usados nos computadores. O termo foi também usado para descrever as memórias de ferrite nos antigos computadores.

Em estrutura de dados, acesso aleatório implica a capacidade de acessar a N-ésima entrada numa lista de números em tempo constante. Poucas estruturas de dados, podem garantir isso, além de arrays (e estruturas relacionadas como matrizes dinâmicas). Acesso aleatório é crítico em muitos algoritmos, tais como quicksort e pesquisa binária. Outras estruturas de dados, tais como listas ligadas, sacrificam o acesso aleatório em nome de inserções, exclusões e buscas eficientes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.