Acesso livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Logo do Acesso Livre logo, originalmente desenhado pela Public Library of Science

Acesso livre (AL), do inglês Open Access (OA) ou Open Access Publishing, é a forma abreviada como no mundo dos sistemas de informação e documentação científica se refere ao acesso livre ao conhecimento.

Acesso livre significa a livre disponibilização na Internet de literatura de carácter científico, permitindo a qualquer utilizador pesquisar, consultar, descarregar, imprimir, copiar e distribuir, o texto integral de artigos e outras fontes de informação científica.[1]

As duas principais declarações internacionais sobre o acesso livre são a "Iniciativa de Acesso Livre de Budapeste" (Budapest Open Access Initiative)[2] de 2002 e a Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades (Berlin Declaration on Open Access to Knowledge in the Sciences and Humanities)[3] , de 2003.

Existem duas vias para o acesso livre, com diferentes variantes. Na edição em acesso livre,[1] também conhecida como via "dourada" para o acesso livre, as revistas tornam os seus artigos livremente acessíveis no momento da publicação. Um exemplo de editora em acesso livre é a Public Library of Science. No acesso livre por auto-arquivo, também chamado a via "verde" para o AL, os autores tornam livremente acessíveis os seus artigos, depositando uma cópia num repositório. Os repositórios são normalmente institucionais ou temáticos (por área disciplinar).

O acesso livre é um tema cuja discussão é de grande actualidade entre académicos, bibliotecários, dirigentes universitários e governantes. Este debate tem grandes consequências na forma como o mundo da ciência publica os resultados da investigação, a qual constitui o centro da difusão do conhecimento, mas também da sua validação, da acreditação dos investigadores e da estruturação social da ciência.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Open access
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.