Acesso livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Logo do Acesso Livre logo, originalmente desenhado pela Public Library of Science

Acesso livre (AL), do inglês Open Access (OA) ou Open Access Publishing, é a forma abreviada como no mundo dos sistemas de informação e documentação científica se refere ao acesso livre ao conhecimento.

Acesso livre significa a livre disponibilização na Internet de literatura de carácter científico, permitindo a qualquer utilizador pesquisar, consultar, descarregar, imprimir, copiar e distribuir, o texto integral de artigos e outras fontes de informação científica.[1]

As duas principais declarações internacionais sobre o acesso livre são a "Iniciativa de Acesso Livre de Budapeste" (Budapest Open Access Initiative)[2] de 2002 e a Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades (Berlin Declaration on Open Access to Knowledge in the Sciences and Humanities)[3] , de 2003.

Existem duas vias para o acesso livre, com diferentes variantes. Na edição em acesso livre,[1] também conhecida como via "dourada" para o acesso livre, as revistas tornam os seus artigos livremente acessíveis no momento da publicação. Um exemplo de editora em acesso livre é a Public Library of Science. No acesso livre por auto-arquivo, também chamado a via "verde" para o AL, os autores tornam livremente acessíveis os seus artigos, depositando uma cópia num repositório. Os repositórios são normalmente institucionais ou temáticos (por área disciplinar).

O acesso livre é um tema cuja discussão é de grande actualidade entre académicos, bibliotecários, dirigentes universitários e governantes. Este debate tem grandes consequências na forma como o mundo da ciência publica os resultados da investigação, a qual constitui o centro da difusão do conhecimento, mas também da sua validação, da acreditação dos investigadores e da estruturação social da ciência.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Open access
Ícone de esboço Este sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.