Acetobactéria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAcetobactérias
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Domínio: Bacteria
Filo: Proteobacteria
Classe: Alphaproteobacteria
Ordem: Rhodospirillales
Família: Acetobacteraceae
Géneros
Acetobacter

Acidicaldus
Acidiphilium
Acidisphaera
Acidocella
Acidomonas
Asaia
Belnapia
Craurococcus
Gluconacetobacter
Gluconobacter
Kozakia
Leahibacter
Muricoccus
Neoasaia
Oleomonas
Paracraurococcus
Rhodopila
Roseococcus
Rubritepida
Saccharibacter
Stella
Swaminathania
Teichococcus
Zavarzinia

As acetobactérias ou bactérias do ácido acético são um grupo de bactérias constituído por bacilos Gram negativos, móveis e aeróbicos, que realizam uma oxidação incompleta de álcoois, produzindo uma acumulação de ácidos orgânicos como produtos finais. Quando o substrato é etanol, produz-se ácido acético. Uma propriedade deste tipo de microorganismos é a sua alta tolerância à acidez. Podem crescer em meios com pH inferior a 5. As bactérias do ácido acético formam um conjunto heterogéneo, que compreende organismos com flagelos perítricos ou polares.

Os organismos com flagelos polares estão relacionados com o género Pseudomonas, do qual diferem principalmente devido à sua tolerância à acidez e pela sua incapacidade de oxidar completamente os álcoois. Estes organismos estão incluídos actualmente no género Gluconobacter. O género Acetobacter é constituídos por organismos com flagelos perítricos. Além do mais, Acetobacter é capaz de oxidar o ácido acético até formar dióxido de carbono, ao contrário de Gluconobacter.

Na produção industrial de vinagre, empregam-se cultivos de bactérias do ácido acético. O acetato produzido por estas bactérias e pelos homoacetogénicos, também se usa (em forma de sal de cálcio) para fundir o gelo das estradas, no Inverno.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • Madigan M; Martinko J (editors).. Brock Biology of Microorganisms. 11th ed.. ed. [S.l.]: Prentice Hall, 2005. ISBN 0-13-144329-1.
  • Gillis, M. & De Ley, J.: Intra- and intergeneric similarities of the ribosomal ribonucleic acid cistrons of Acetobacter and Gluconobacter. Int. J. Syst. Bacteriol., 1980, 30, 7-27
Ícone de esboço Este artigo sobre Bactérias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.