Achille Ernest Oscar Joseph Delesse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Achille Delesse
Nome completo Achille Ernest Oscar Joseph Delesse
Nascimento 3 de fevereiro de 1817
Metz
Morte 24 de março de 1881 (64 anos)
Paris
Nacionalidade França francês
Ocupação Geólogo, mineralogista

Achille Ernest Oscar Joseph Delesse (Metz, 3 de fevereiro de 1817Paris, 24 de março de 1881) foi um geólogo e mineralogista francês.

Formação[editar | editar código-fonte]

Delesse entrou para a École Polytechnique aos vinte anos de idade, e posteriormente estudou na École des Mines. Em 1845, foi nomeado para a cátedra de Mineralogia e Geologia em Besançon; em 1850, para a cadeira de Geologia na Sorbonne, em Paris; e em 1864, professor de Agricultura na École des Mines. Em 1878, tornou-se inspetor-geral de minas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nos primeiros anos, como engenheiro de minas, investigou e descreveu vários novos minerais; passou mais tarde ao estudo das rochas, elaborando novos métodos para a sua determinação, e dando particulares descrições do meláfiro, arcóseo, pórfiro, sienito, e outros. As rochas ígneas dos Vosges, e as dos Alpes, Córsega, etc, e o assunto do metamorfismo ocupou sua atenção. Preparou também em 1858, os mapas geológicos e hidrológicos de Paris, com relação à água subterrânea, mapas similares do departamento dos departamentos do Sena e Seine-et-Marne, e um mapa agronômico de Seine-et-Marne (1880), no qual mostrou a relação que existe entre as características físicas e químicas do solo e a estrutura geológica.

Sua anual Revue des progrès de géologie, editada com o apoio (1860-1865) de Auguste Laugel e posteriormente (1865-1878) de Albert de Lapparent, esteve em circulação de 1860 até 1880. Suas observações sobre a Litologia dos depósitos acumulados no fundo do mar foram de especial interesse e importância.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Suas publicações separadas foram:

  • Recherches sur l'origine des roches (Paris, 1865)
  • Etude sur le métamorphisme des roches (1869)
  • Lithologie des mers de France et des mers principales du globe (2 volumes e atlas, 1871).

Referências