Acipenser dabryanus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAcipenser dabryanus
Acipenser dabryanus.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Acipenseriformes
Família: Acipenseridae
Género: Acipenser
Espécie: A. dabryanus
Nome binomial
Acipenser dabryanus
Duméril, 1869

O Acipenser dabryanus (esturjão-do-yangtzé ou esturjão-de-dabry) é uma espécie de peixe da família Acipenseridae.[1] Este é um esturjão relativamente pequeno, que chega a 130 centímetros de comprimento e alcança um peso de 16 quilogramas, e que atualmente é encontrado apenas na bacia superior do Rio Yangtzé, na província de Sichuan, na China.[2] A população nativa desta espécie no Yangtzé sofreu uma redução drástica nas duas últimas décadas devido à pesca excessiva, à poluição e à perda de habitat, especialmente desde a construção da Represa de Gezhouba, que praticamente provocou a extinção deste peixe em uma grande área do rio e contribuiu para que ele passasse a ser classificado como em perigo crítico.[1] Acredita-se que esta espécie só sobrevive em ambientes naturais devido à reposição artificial de filhotes.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b * Sturgeon Specialist Group 1996. Acipenser dabryanus. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. Downloaded on 3 August 2007.
  2. Zhuang, P.; Ke, F.; Wei, Q.; He, X.; Cen, Y. (1997), "Biology and life history of Dabry's sturgeon, Acipenser dabryanus, in the Yangtze River", Biology 1 (257): 264 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Acipenser dabryanus
Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.