Acomodação (oftalmologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Medicina.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Acomodação do cristalino é a contração ou o relaxamento realizado pelos músculos ciliares (que seguram o cristalino) para poder focalizar a imagem e permitir que a visualização dos objetos não fique ruim (embaçada, por exemplo).

Quando o músculo ciliar se contrai, ele movimenta todo o corpo ciliar para frente, fazendo com que a lente aumente sua curvatura, ficando mais esférica, mais comprimida. Isto permite a observação de objetos mais próximos. Já quando o músculo ciliar relaxa, a lente se estica e fica com a curvatura menor, mais achatada, para focalizar objetos distantes.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.