Acorn Electron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Acorn Electron
Computador doméstico de 8 bits
Um Acorn Electron.

Lançamento: 1983 (30–31 anos)
Sistema operativo: BBC BASIC
Microprocessador: MOS Technology 6502 em 1,0 MHz
Memória: 32 KiB
Sítio: URL não preenchido. Favor adicionar.
Portal Tecnologias da informação

O Acorn Electron foi uma versão barata do computador doméstico/educativo BBC Micro, fabricado pela Acorn Computers Ltd. Tinha 32 KiB de RAM, e sua ROM incluía o BBC BASIC, juntamente com o sistema operacional.

Características[editar | editar código-fonte]

O Electron era capaz de salvar e carregar programas em fita cassete através de um cabo de ligação conectado à entrada do microfone de qualquer gravador. Era capaz de exibir gráficos básicos, tanto num televisor quanto num monitor de fósforo verde.

O hardware do BBC Micro era emulado por um único chip ULA desenhado pela Acorn. Tinha algumas limitações conhecidas, tais como a incapacidade de usar mais de um canal de voz simultaneamente, onde o BBC era capaz de polifonia em três vozes, e também a inexistência de um modo teletexto. A arquitetura da máquina também impôs um substancial decréscimo de velocidade para os aplicativos executando em RAM, embora aplicativos em ROM executassem à mesma velocidade do BBC.

A ULA controlava o acesso à memória e era capaz de prover 32K×8 bits de RAM endereçável usando chips RAM 4164 de 4×64K×1 bit.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.