Acquaride

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Acquaride (de acqua ride = passeio aquático) é um esporte de aventura.[1]

Consiste em descer corredeiras sobre uma camâra de ar em formato ovalado, com alças para o atleta se segurar. Não são utilizados remos e sim as mãos como propulsores. Luva e capacete são equipamentos de segurança obrigatórios.

História do esporte[editar | editar código-fonte]

O acqua ride nasceu de uma brincadeira brasileira, um folclore. Onde tem rio, o homem se sente atraido pela força das aguas.

No Brasil, o equipamento inicial eram camaras de ar, caracterizando assim o desporto como insuflavel e individual. Ai nasceu o nome acqua ride, “cavalgar na agua”.acqua (do latin) agua e ride (do ingles) cavalgar, “andar sobre…”

1983- Primeiro Campeonato Brasileiro de Acqua Ride, PETAR(Parque estadual turistico do Alto Ribeira),IPORANGA, SAO PAULO.Dai para frente, todos os anos tiveram a etapa anual , dando inicio a evolução de tecnicas e equipamentos direcionados para o esporte.

1990 - A Acqua Ride Equipamentos iniciou o desenvolvimento das primeiras capas, luvas e protecoes direcionadas pra o esporte.

1997 - Criada a ABAR (associação brasileira de acqua ride) que organizou e regulou os campeonatos – com categorias formadas e circuito com etapas a cada 3 meses.Buscou também junto a CBCa, (confederação brasileira de canoagem) ,FPCa (Federação paulista de canoagem) e ABAE ( associação brasileira de esportes de aventura) o reconhecimento do acqua ride como um esporte da canoagem.

2000 – O bote inflavel foi desenvolvido pela Acqua Ride Equipamentos, a qual detem a patente do mesmo, produzindo os mais rapidos botes de competição.

O acquaride sempre foi diferente do bóia cross, que sempre possuiu formato redondo e nunca foi considerado um esporte. o Acqua ride sim, desde seu primeiro campeonato tornou-se um esporte e não apenas um lazer como o bóia cross. Começou sim como uma brincadeira de garotos ousados que se aventuravam nas corredeiras de rios usando câmaras de pneus de caminhão (sempre fechadas), mas com o tempo o números de adeptos foi aumentando e desenvolvendo assim equipamentos específicos.A câmara de ar foi revestida e foram imbutidas com alças de segurança, para remar se utiliza os próprios braços e para isso foi desenvolvida uma luva especial para auxiliar nos movimentos.[2] [3]

Referências

  1. Acqua Ride na Europa
  2. Acqua Ride (em português). Cidade Aventura.
  3. Acqua Ride: Passeio aquático radical (em português). LivrEsportes.