Acytota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Árvore da Vida.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.

Acytota (acelulados, acelulares em latim) é um dos três super-reinos em que a biologia divide os seres vivos. Os membros deste reino são organismos acelulares (sem células), que por sua vez estão classificados num único reino: o Reino Vírus. Sua clade oposta é cytota, que reúne todos os organismos celulares, os domínios bacteria, archaea e eukaria.

Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois por si só não são capazes de reproduzir-se. Podem ter DNA ou RNA, envolvidos por uma membrana protéica (capsídeo). Este assunto ainda é muito discutido e posto em dúvida, dado que não se sabe ainda se os vírus podem ser considerados seres vivos. Não se reproduzem por conta própria, não se alimentam, não têm organelas, metabolismo, etc.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vírus é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.