Ad maiorem Dei gloriam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A.M.D.G. gravado no coro da Igreja de Santo Inácio, em Chestnut Hill, Estados Unidos, adjacente ao campus do Boston College.

Ad maiorem Dei gloriam ou ad majorem Dei gloriam ("para maior glória de Deus", em latim), também conhecido pelo acrônimo AMDG, é o lema da Sociedade de Jesus, cujos membros são comumente conhecidos como jesuítas. A sociedade é uma ordem religiosa dentro da Igreja Católica Romana. Acredita-se que o lema tenha sido cunhado pelo fundador da ordem religiosa, Santo Inácio de Loyola, como a base filosófica da sociedade.

Imagens de Inácio de Loyola, nas quais ele freqüentemente aparece carregando um livro, possuem este lema inscrito dentro do livro - representativo dos escritos religiosos do santo.

Esta frase é o lema de muitas instituições educacionais jesuíticas e muitas escolas secundários pelo mundo todo. No Gaston Hall da Universidade de Georgetown, esta frase é seguida de inque hominum salutem, fazendo a frase completa ser "para maior glória de Deus e para a salvação da humanidade."[1]

Muitas escolas jesuítas pedem a seus alunos que escrevam as iniciais deste lema no topo de seus trabalhos, para lembrar aos alunos que até mesmo seu trabalho de casa é "para a maior glória de Deus."

A.M.D.G. era freqüentemente incluído nas assinaturas do Papa João Paulo II.[2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.