Adalberto de Magdeburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adalberto de Magdeburgo
Adalberto de Magdeburgo
Arcebispo e Apóstolo dos Eslavos
Nascimento ca. 910
Lorena
Morte 20 de junho de 981 (71 anos)
Zscherben
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 20 de junho
Portal dos Santos

Adalberto de Magdeburgo (também Alberto de Magdeburgo; Lorena, ca. 910 - Zscherben, 20 de junho de 981) algumas vezes conhecido por Apóstolo dos Eslavos, foi o primeiro arcebispo de Magdeburgo (a partir de 968)[1], missionário e historiógrafo. Foi mais tarde canonizado; o dia de sua festa litúrgica é 20 de junho.

Vida[editar | editar código-fonte]

Adalberto, provavelmente nasceu na Lorena, foi um monge alemão no mosteiro beneditino de São Maximino em Tréveris. Foi consagrado bispo e em 961 foi enviado à Rússia de Kiev. A princesa Olga de Kiev pediu ao imperador Otão I que lhe enviasse um missionário da Igreja de Roma. Contudo, seu filho Esvetoslau I era contrário a esse pedido e tão logo Adalberto chegou ao principado, ele tirou a coroa de sua mãe. Os companheiros de missão de Adalberto foram mortos e Adalberto mal conseguiu escapar. Posteriormente, a Rússia de Kiev aceitou a conversão feita por Constantinopla ao cristianismo bizantino.

Após escapar, Adalberto viajou para Mogúncia, onde tornou-se abade de Vissemburgo, na Alsácia. Uma vez lá, trabalhou para melhorar a educação dos monges. Mais tarde, tornou-se arcebispo de Magdeburgo, uma cidade na Saxônia. Os arcebispados de Hamburgo e Brema foram criados com a intenção de atuarem como bases para as atividades missionárias na Europa setentrional e oriental. O arcebispado de Magdeburgo foi designado para fornecer programas missionários para os eslavos do leste europeu. Adalberto também fundou dioceses em Naumburgo, Meissen, Merseburgo, Brandenburgo, Havelberga e Posnânia na Polônia. Um estudante no tempo de Adalberto, que passou a fazer um trabalho importante entre os eslavos, foi Vojtěch de Praga, posteriormente canonizado como São Adalberto de Praga.

Referências

  1. Chambers Biographical Dictionary, ISBN 0550160108, p.7

Precedido por
Arcebispo de Magdeburgo
968–981
Sucedido por
Gisilher
Precedido por
Libúcio
2º Bispo dos "Rúgios"
961 - 962
Sucedido por
Bruno