Adam Ries

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adam Ries
Nascimento 27 de Março de 1492
Staffelstein, Francónia
Morte 30 de Março de 1559 (67 anos)
Annaberg
Nacionalidade Alemanha Alemão
Ocupação Matemático

Adam Ries ou também Adam Riese (Staffelstein, Francónia, 27 de Março de 1492 — Annaberg, Montanhas Ore, 30 de Março de 1559) foi um matemático alemão. É talvez melhor conhecido pelo nome de Adam Riese; porém cientistas e historiadores apontam que a ortografia correcta é Ries. Foi um dos primeiros autores de livros do ensino didático da matemática.

Adam Ries trabalhou, entre outros lugares, em Erfurt e Annaberg, onde foi o chefe de escolas de matemática. Publicou três livros de cálculo:

  • Rechnung auff der linihen (1518)
  • Rechnung auff der linihen vnd federn (1522) (este livro teve pelo menos 108 edições)
  • Rechenung nach der lenge auff den Linihen vnd Feder (1550) (conhecido como o "Practica")

De notar que Adam Ries não publicou os seus livros em Latim - a prática comum naquele tempo - mas sim em Alemão. Desta forma ele alcançava uma maior audiência, e tal como Martinho Lutero, ele contribuiu para a estandardização da língua alemã.

Ainda hoje, na língua alemã, se usa a expressão "nach Adam Riese", para designar um cálculo correcto, bem feito. Por exemplo 3 vezes 3 é "nach Adam Riese" igual a nove.

Em 2009, uma carta de cobrança endereçada para Ries foi enviada para seu antigo endereço, exigindo acerto de mensalidades de TV atrasadas.[1]

Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Adam Ries

Referências