Adelaide de Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Adelaide de Maurienne)
Adelaide de Saboia
Adelaide de Saboia
Rainha dos Francos
Reinado 11151137
Antecessor(a) Bertranda de Monforte
Sucessor(a) Leonor da Aquitânia
 
Nascimento 1092
  Saint-Jean-de-Maurienne, Saboia, França
Morte 18 de novembro de 1154 (62 anos)
Sepultado em Igreja de Saint-Pierre, Montmartre
Cônjuge Luís VI de França
Mateus I de Montmorency
Descendência Filipe de França
Luís VII de França
Henrique de França, arcebispo de Reims
Roberto I de Dreux
Constança, condessa de Toulouse
Filipe, arquidiácono de Paris
Pedro I de Courtenay
Casa Saboia (por nascimento)
Capeto (por casamento)
Pai Humberto II de Saboia
Mãe Gisela da Borgonha
Religião Catolicismo

Adelaide de Saboia, também conhecida como Adelaide de Maurienne, Adela ou Alice (1092Montmartre, 18 de novembro de 1154) foi rainha consorte de França, casada com Luís VI de França.

Família[editar | editar código-fonte]

Filha de Gisela da Borgonha e de Humberto II de Saboia e Moriana, era sobrinha do papa Calisto II (que chegou a visitá-la na corte francesa), irmã de Amadeu III de Saboia, e portanto tia de Mafalda de Saboia, rainha consorte de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Perdendo o seu pai em criança (1103), Adelaide e os seus irmãos foram educados pela sua mãe, que se casou pela segunda vez, em 1105, com o marquês Rainério I de Monferrato. A 3 de agosto de 1115, tornou-se rainha consorte de França ao se casar na Catedral de Notre-Dame de Paris com o rei Luís VI, de quem teve oito filhos.

Nave da igreja de Saint-Pierre de Montmartre, local de sepultamento de Adelaide de Saboia

Lembrada como sendo uma mulher feia, mas atenciosa e pia, durante a sua estadia na corte de França Adelaide foi uma rainha influente, auxiliando o seu marido nos assuntos do Estado e sendo responsável pela educação dos seus filhos.

Com a morte de Luís VI em 1137, subiu ao trono o fraco Luís VII, que preferiria ter seguido a vida monástica, e Adelaide tornou-se rainha-mãe de França, partilhando poder e influência com o Abade Suger de Saint-Denis. Casou-se em segundas núpcias com o condestável Mateus I, senhor de Montmorency, de quem terá tido uma filha.

Adelaide foi uma de duas rainhas protagonistas de uma lenda contada pelo nobre inglês William Dugdale. Segundo esta, ter-se-á enamorado de um jovem cavaleiro, Guilherme d'Albini, em um torneio. Uma vez que este já estava noivo da rainha inglesa Adeliza de Lovaina, viúva de Henrique I da Inglaterra, e se recusou a tornar-se seu amante, a ciumenta Adelaide teria lhe armado uma cilada com um leão esfomeado, mas Guilherme arrancou a língua do animal com as mãos, matando-o. É sem dúvida uma história apócrifa.

Em 1153 obteve o consentimento do marido para se retirar para a abadia de Montmartre, que fundara com o rei Luís VI, falecendo lá a 18 de Novembro de 1154. Foi sepultada na igreja de Saint-Pierre de Montmartre.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ancestral Roots of Certain American Colonists Who Came to America Before 1700, Frederick Lewis Weis, Linhas 101-24, 117-24, 135-26, 274A-25
  • Capetian Women, Kathleen D. Nolan

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedida por
Bertranda de Monforte
Armas da dinastia capetiana
Rainha de França

11151137
Sucedida por
Leonor da Aquitânia
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Adelaide de Saboia