Adobe Fireworks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adobe Fireworks
{{{logotipo}}}
Fireworks CS4.png
Adobe Fireworks CS4 em versão beta
Desenvolvedor Macromedia, Adobe
Lançamento 1998
Versão estável CS6 (12.0) (7 de Maio de 2012)
Escrito em C++
Sistema operacional Windows, Mac OS X
Gênero(s) Edição de imagens
Licença Proprietária
Página oficial Adobe Labs

O Fireworks é um editor de imagens de bitmap e desenho vetorial desenvolvido pela Macromedia, posteriormente adquirido pela Adobe. Suas funcionalidades focam a publicação gráfica na Internet, por isso inclui suporte a GIF animado, PNG e imagens fatiadas, além de possuir ótima compressão de imagens. A partir da versão MX, ganhou integração com outros produtos da mesma linha, Dreamweaver, Flash e Freehand.

Com a aquisição da Macromedia em 2005 pela Adobe, houve um choque entre os seus programas, Fireworks e ImageReady, Dreamweaver e GoLive, Freehand e Illustrator. Assim, o objetivo da Adobe foi em criar um conjunto mais poderoso de soluções para a criação, gerenciamento e entrega de conteúdo e experiências atraentes em múltiplos sistemas operacionais, dispositivos e mídias.1

O desenvolvimento do ImageReady foi cancelado prevalecendo o Fireworks como editor gráfico para Internet.

Recursos[editar | editar código-fonte]

O Fireworks possui recursos que o fazem uma alternativa direta ao ImageReady. A diferença principal está no suporte a gráficos vetoriais, semelhante ao Adobe Illustrator, sendo o oposto do Adobe Photoshop que suporta primordialmente edita bitmaps tendo poucos recursos únicos para vetores.

A versão CS6 é a mais recente versão deste programa. Ele serve para rápidos protótipos de websites, aplicação de interfaces, entre outros. Com essa nova versão, ficou mais ágil praticar essas ações.

Menus acoplados[editar | editar código-fonte]

A partir da versão MX 2004, o Fireworks passou a exibir os menus de ferramentas mais organizados, acoplados. Eles podem ser ocultados e suspensos trazendo uma área de trabalho imediata mais limpa.

Toolbar[editar | editar código-fonte]

A toolbar (barra de ferramentas) contém 34 botões. Sendo deles, alguns com mini-menus que oferecem variações da ferramenta, chegando a marca de 68 itens quando contados todos os ocultos.

Pointer tool[editar | editar código-fonte]

A pointer tool, ou ferramenta ponteiro, representada pela seta preta, possui duas variações:

  • Pointer tool: Seleciona o objeto que está por cima dos outros na área clicada. Permite mover o objeto e redimencionar a partir dos pontos dispostos em volta do objeto selecionado.
  • Select behind tool: É representado no menu pela seta preta com um quadrado azul semi-transparente sobre ela e por uma seta branca quando acionada. Seleciona os objetos conforme a quantidade de cliques. Por exemplo, se há três objetos dispostos um sob o outro, com três cliques na mesma região este objeto será selecionado.

Mudanças de CS3 para CS4[editar | editar código-fonte]

Nova interface de usuário

Agora você pode transportar suas imagens do Fireworks para outros programas Adobe, como Photoshop, Illustrator e Flash. Ele conta com uma interface prática e rápida.

CSS e Fireworks

O Fireworks agora serve como base para folhas de estilo CSS, do Adobe Dreamweaver. Ou seja, você pode desenvolver as folhas de estilo CSS no Fireworks.

PDF e Fireworks

Com o Fireworks, você desenvolve desenhos para os seus documentos PDF, do Adobe Acrobat, de forma segura e fácil.

Melhorias no estilo

Quando você atualizar um estilo, todos os elementos do mesmo serão atualizados instantâneamentes.

Adobe AIR e Fireworks

Crie protótipos do AIR no Fireworks e implante diretamente em HTML e CSS, e programas como Flex ou Flash

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]