Adobe Flash Player

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Adobe Flash Player
Logótipo
Desenvolvedor Adobe Systems (precedido pela Macromedia)
Plataforma x86 x64
Lançamento 1996 (17–18 anos)
Versão estável 11.4.402.287 (8 de outubro de 2012; há 97 semanas e 3 dias)
Versão em teste 11.5.500.85 beta (4 de outubro de 2012; há 98 semanas)
Idioma(s) Chinês simplificado, Chinês tradicional, Inglês, Frânçes, Alemão, Italiano, Japonês, Polaco, Russo, Espanhol, Koreano, e Turco.[1]
Sistema operativo Navegadores e software baseado em ActiveX
Gênero(s) Tocador de mídia e Plug-in de Navegador
Licença Freeware
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 3,2 MB
Página oficial Adobe Flash Player

O Adobe Flash Player, ou apenas Flash Player, é um reprodutor de multimédia e aplicações amplamente distribuído, anteriormente criado e disponibilizado pela Macromedia, mas que agora pertence à Adobe Systems.

Características[editar | editar código-fonte]

Definindo de uma maneira técnica, é uma máquina virtual usada para executar arquivos SWF (ou arquivos Flash) que podem ser criados (desenvolvidos) pelo Adobe Flash, Adobe Flex ou por outras ferramentas da Macromedia ou de terceiros. O arquivo swf é executavel mas não pode ser editado. Já o arquivo fla, que serve para salvar seus projetos não é executavel, mas pode ser editado.

Contém suporte a uma linguagem de script chamada ActionScript (abreviada como AS), a qual é baseada na ECMAScript. A partir do início do ActionScript, houve um amadurecimento de uma sintaxe de script sem variáveis para uma que suportasse código orientado a objetos, e hoje em dia pode ser comparada em capacidade ao JavaScript (outra linguagem de script baseada na ECMAScript).

O Flash Player foi designado inicialmente para exibir animações vetoriais bi-dimensionais, mas posteriormente se tornou adequada para aplicações de Internet Rica e streaming de vídeo e áudio. Faz uso de gráficos vetoriais para minimizar o tamanho do arquivo e criar arquivos que economizam largura de banda e tempo de carregamento. Flash é um formato comum para jogos, animações e GUIs embutidos em páginas web.

Está embutido em alguns navegadores e está disponível como um plugin para outros (como Mozilla Firefox, Konqueror, Opera, Safari, Internet Explorer). Cada versão do plugin possui compatibilidade reversa.

Plataformas suportadas[editar | editar código-fonte]

Oficialmente, o plugin da última versão do Flash Player, a versão 10 (até Outubro de 2009), está disponível para Windows (2000 e mais recentes), Linux (apenas x86), Mac OS X 10.4 - 10.6 e Solaris. A versão 9 é a mais recente disponível para Windows 98/ME e Mac OS X 10.1 - 10.3. A versão 7 é a mais recente disponível para Pocket PC e a versão 6 é a mais recente para HP-UX. Alguns sistemas mais antigos têm suporte às versões 7 e anteriores.

O Kodak Easyshare One inclui o Flash Player. A Sony integrou a versão 6 ao navegador do PlayStation Portable, e a Nintendo integrou a versão 7 ao Internet Channel no Wii.

Até o momento (fevereiro de 2008), nenhuma versão x86-64 do Flash Player está disponível, mas engenheiros da Adobe declararam que versões de 64 bits estão em desenvolvimento para todas plataformas suportadas.

O Flash é um formato proprietário, sendo que a Adobe não tem intenções de disponibilizar o código fonte ou especificações detalhadas do formato de arquivo para o desenvolvimento de uma versão livre alternativa ao Flash Player — apenas uma especificação básica está disponível. A principal alternativa é o Gnash, mas é um tanto incompleto visto a falta de tais especificações e a necessidade de engenharia reversa.

Histórico do Flash Player[editar | editar código-fonte]

Versão antiga Versão atual Versão futura

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Baixar o Adobe Flash Player. Get.adobe.com. Página visitada em 10 de abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]