Adolf von Sonnenthal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adolf von Sonnenthal
Adolf von Sonnenthal, litografia de Josef Kriehuber, 1859
Nascimento 21 de dezembro de 1834
Peste
Morte 4 de abril de 1909 (74 anos)
Praga
Nacionalidade Áustria austríaco
Ocupação Ator

Adolf von Sonnenthal (Peste, 21 de dezembro de 1834 - Praga, 4 de abril de 1909) foi um ator austríaco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sonnenthal nasceu em uma família de judeus em Peste, Hungria. Embora criado na pobreza e trabalhando como aprendiz de alfaiate, cultivava seu talento para o teatro, e ficou feliz ao receber o apoio de um correligionário, o ator Bogumil Dawison, que o treinou para o palco. Fez sua primeira apresentação em Timişoara, em 1851, e após atuar em Hermannstadt e Graz foi, no inverno de 1855-1856, para Königsberg na Prússia. Sua primeira apresentação foi tão bem sucedida que foi contratado por Heinrich Laube para trabalhar no Burgtheater em Viena. Seu primeiro papel foi como Mortimer em Maria Stuart de Friedrich Schiller.

Sob a orientação cuidadosa de Laube, transformou-se no período de três anos em um ator de primeira grandeza, destacando-se tanto nas tragédias, como nas comédias, e em 1882, depois de vinte e cinco anos de brilhante serviço prestado no Teatro da Corte, recebeu um título nobiliárquico. Em 1884 tornou-se gerente-em-chefe do teatro, e em 1887-1888 trabalhou como consultor artístico.

Visitou os Estados Unidos em 1885, e novamente em 1899 e 1902, alcançando grande sucesso. Seus papéis de maior destaque foram Nathan, em Nathan der Weise, de Gotthold Ephraim Lessing, Wallenstein, de Friedrich Schiller, e Der Meister von Palmyra, de Adolf von Wilbrandt.

Referências


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Adolf von Sonnenthal