Adrar (cidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fantasia em Adrar.

Adrar (em árabe: أدرار; berbere: Adrar in Tifinagh.svg) é uma cidade e comuna da Argélia, localizada em torno dum oásis no deserto do Saara. É a capital administrativa da segunda maior província (wilaya) do país, Adrar.

Economia[editar | editar código-fonte]

Adrar é basicamente uma cidade agricultural, caracterizada pelo seu tradicional sistema de irrigação, conhecido como Foggara.[1]

Cultura[editar | editar código-fonte]

O próprio oásis é considerado de grande beleza, e inclui diversos monumentos históricos. O povoamento da região (conhecida anteriormente como Tuat) é razoavelmente antigo, e a área abrigou diferentes culturas. Esta mescla gerou um corpo de tradições e práticas culturais e artesanais que até hoje em dia estão presentes na vida de seus habitantes e que se traduz no folclore e na herança cultural local.

Transportes[editar | editar código-fonte]

A cidade está próxima ao Aeroporto Touat Cheikh Sidi Mohamed Belkebir[2] (conhecido simplesmente como Aeroporto de Adrar), localizado a dez quilômetros do centro da cidade. O aeroporto opera voos da Air Algérie para Argel, Bordj Badji Mokhtar, Oran e Ouargla, além de voos pela Tassili Airlines para In Aménas.

Referências

  1. Algeria - A rehabilitation model of traditional techniques: Oasis irrigation and the use of the foggaras system - UNESCO (em inglês)
  2. TAG - The Airport Guide
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Argélia, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.