Adrar des Ifoghas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Adrar Des Ifoghas
Coordenadas 19° 7' N 1° 45' E
Localização Kidal, Mali

O Adrar Des Ifoghas é um maciço montanhoso na região de Kidal, em Mali, tendo uma área de aproximadamente 250.000 km².

A área ao redor possui vales largos e rasos, e pilhas de blocos corroídos de granito. Os vales do maciço abrem à planície de Tamesna no leste, ao fosso de Telemsi no oeste, à bacia ocidental do vale de Azaouak no sul, e ao Tanezrouft no norte. As cidades da área incluem Kidal, Aguel'hoc, Boughessa, Essouk, e Tessalit.

O Adrar Des Ifoghas é conhecido localmente como "Adagh"; "Adrar" é a palavra de Berberes para montanha, quando "Ifogha" era o nome de um clã aristocrata dos Touareg, "Kel Ifoghas", que dominaram a região por gerações. Como a maioria dos Touareg, o Kel Ifoghas é nômade, criando camelos, cabras, e carneiros para o sustento e para a venda.

A área é rica em vestígios arqueológicos, particularmente os desenhos de rocha que descrevem homens caçando e cultivando; o esqueleto do homem de Asselar foi encontrado também na área por Théodore Monod. Em anos recentes, o Adrar DES Ifoghas tornou-se também muito popular para trekkers.