Adriana Calcanhotto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adriana Calcanhotto
Adriana Calcanhotto
Calcanhotto em 2015
Informação geral
Nome completo Adriana da Cunha Calcanhotto
Também conhecido(a) como Adriana Partimpim e Adrix
Nascimento 3 de outubro de 1965 (58 anos)
Origem Porto Alegre
País  Brasil
Gênero(s) MPB, pop, samba, bossa nova
Cônjuge Suzana de Moraes (2010-2015)
Instrumento(s) Vocal
Violão
Período em atividade 1990 — presente
Gravadora(s) Sony/BMG
Página oficial www.AdrianaCalcanhotto.com.br

Adriana da Cunha Calcanhotto (Porto Alegre, 3 de outubro de 1965), mais conhecida por Adriana Calcanhotto ou Adriana Partimpim, é uma cantora e compositora brasileira.[1]

As suas composições abordam estilos variados: samba, bossa nova, pop e baladas. Dentre as características de repertório, observa-se a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados.

Biografia

Infância e família

É filha de Carlos Calcanhoto, baterista de jazz e bossa nova, e de Morgada Assumpção Cunha, bailarina e professora de Educação Física. Aos seis anos ganha do avô o primeiro instrumento: um violão. Aprendeu a tocar o instrumento e também, mais tarde, a cantar. Logo emergiu nas influências musicais (MPB) e literárias (Modernismo Brasileiro). Ficou fascinada pelo Movimento antropofágico de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e outros nomes daquele movimento cultural.

A vida artística iniciou-se em bares de Porto Alegre, como o Fazendo Artes, situado próximo à I Cia. de Guardas do Exército, próximo ao Parque Farroupilha, e o Porto de Elis, na av. Protásio Alves. Também trabalhou em peças teatrais e depois se lançou em concertos e festivais por todo o país no estilo voz e violão.

Os primeiros álbuns

O primeiro disco, lançado em 1990 pela gravadora CBS, trouxe canções de autoria (a faixa título e Mortaes) e regravações de clássicos da MPB (Sonífera Ilha, do grupo Titãs, Caminhoneiro de Roberto e Erasmo Carlos, Disseram que Voltei Americanizada, gravada por Carmem Miranda, e Nunca, do conterrâneo Lupicínio Rodrigues).

Naquela estação, por sua vez, integrou a trilha sonora da telenovela global Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu (1990). No ano seguinte, recebeu o Prêmio Sharp de revelação feminina. No segundo trabalho, Senhas, de 1992, o repertório estava focado nas canções de autoria, com destaque para Esquadros e Mentiras; esta última foi incluída na trilha da novela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa.

Em 1994, a fórmula dá sinais de cansaço e desgaste devido à exposição excessiva na mídia. Por isso, nesse mesmo ano lançou o LP A fábrica do poema, com algumas doses de experimentalismo (poemas de Augusto de Campos, Gertrude Stein, textos do cineasta Joaquim Pedro de Andrade e parcerias com Waly Salomão, Arnaldo Antunes, Antônio Cícero e Jorge Salomão). No terceiro disco, que também foi o último a ter versão em vinil, os destaques foram Metade e Inverno. Prosseguiu com o álbum Maritmo, que simulou uma incursão pela dance music (Pista de dança, Parangolé Pamplona), samplers (Vamos comer Caetano), e a regravação de Quem vem para beira do mar, de Dorival Caymmi.

Uma das participações foi uma performance na livraria Argumento, no Rio de Janeiro, musicando poemas do poeta português Mário de Sá Carneiro em 1996. Um deles, O outro acabou por entrar no CD Público (2000), que trazia regravações dos antigos sucessos entre outras canções consagradas e também rendeu um DVD, lançado no ano seguinte pela gravadora BMG.

Novos álbuns, a Partimpim, livro e apresentações

Adriana durante um show, promovendo o álbum "Adriana Partimpim"

No ano de 2000, a canção "Devolva-me" integrou a trilha da novela Laços de Família como tema de Capitu (Giovanna Antonelli) e Fred (Luigi Baricelli).

Em 2002 foi lançado o álbum Cantada, obra que recebeu um disco de platina, o que significa que vendeu mais de 250 mil cópias no país.

Em 2004, Adriana lançou o álbum Adriana Partimpim, uma seleção de canções para crianças, com o qual ganhou o prêmio Grammy latino de melhor álbum infantil[2]. No CD, a cantora usou um pseudônimo, utilizado também para o título do disco, feito para crianças, ou como Adriana prefere chamar, “disco de classificação livre”. O título do CD é um apelido de infância e, segundo Adriana, seu pai continua a chamá-la dessa maneira. Esse é o sétimo álbum da carreira e um projeto audacioso iniciado em 1999. Por este trabalho Adriana recebeu os prêmios “Faz Diferença” do jornal O Globo, e na categoria “Melhor Disco Infantil”, o Prêmio Tim e recebeu um disco de ouro, por ter vendido mais de 100.000 cópias no Brasil.

O álbum rendeu, em 2005, um álbum ao vivo intitulado "Adriana Partimpim - O Show". O projeto recebeu um disco de ouro por ter vendido mais de 50 mil cópias no país.

Em 2007, participou da Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro.

Em 2008, continuando a trilogia com temática sobre o mar [3] iniciada dez anos antes, foi lançado o álbum Maré (2008), uma seleção de canções da nova MPB. Três canções deste trabalho estiveram nas trilhas de novelas da Rede Globo: Mulher Sem Razão, em A Favorita; Três, em Ciranda de Pedra; e Um Dia Desses, em Três Irmãs.

Nesse mesmo ano, Adriana aventurou-se pela primeira vez no texto em prosa e lançou o livro Saga Lusa. O livro é um relato da viagem a Portugal em sua turnê do disco Maré. O relato mostra como foram as 120 horas sem dormir e delirando aos efeitos causados por uma mistura de remédios para curar uma forte gripe. A escrita feita nos momentos de delírio, insônia e medos torna-se a única atividade que Adriana, sentada em frente ao seu computador realiza e com muito bom humor. O livro está repleto de passagens engraçadas nos momentos de delírio, onde a própria escritora ri de si mesma. O livro foi lançado pela Editora Cobogó (Brasil) com capa em 4 cores diferentes e por Quasi Edições (Portugal).

Em 2009 é lançado o CD Partimpim Dois, segundo da cantora utilizando seu heterônimo e dedicado às crianças. Posteriormente foi lançado um álbum de vídeo intitulado "Partimpim Dois é Show!".

"O Micróbio do Samba" e "Trobar Nova"

Em março de 2011, após Adriana lança o álbum O Micróbio do Samba, dedicado ao samba, o álbum é composto por canções escritas pela própria Adriana, duas canções já haviam sido gravadas por outras cantoras, "Beijo sem" por Teresa Cristina e "Vai saber?" por Marisa Monte.[4] No mesmo período, Adriana esteve empenhada numa turnê musical intitulada "Trobar Nova". [5]

Após uma promoção com shows em algumas casas, é lançado o DVD/CD "Micróbio Vivo", em parceria com o canal de televisão Multishow. [6]

"Tlês", "Olhos de Onda" e apresentação

Em outubro de 2012 foi lançado o álbum Partimpim Tlês, novamente voltado às crianças. O álbum tem músicas de Chico Buarque, Gilberto Gil, Ben Jor, Caymmi e Gonzaguinha. [7] Foi confirmado em março de 2013 que Adriana retornaria aos palcos com uma turnê chamada "Olhos de Onda", em abril de 2013, em algumas cidades de Portugal [8] [9]

Em junho de 2013, Adriana apresentou, ao lado de Zélia Duncan a edição daquele ano do Prêmio da Música Brasileira.[10]

Vida pessoal

Adriana Calcanhoto viveu com a cineasta Suzana de Moraes (falecida em 2015[11]), filha do poeta e compositor Vinícius de Moraes, por mais de 25 anos[12]. Suzana era sua esposa e ambas oficializaram a união estável em 2010, levando a uma grande noticiação de sua relação por diversos meios de comunicação, tanto brasileiros[13][14] como portugueses [15][16].

Discografia

Discografia de Adriana Calcanhotto
Álbuns de estúdio 10
Álbuns ao vivo 4
Álbuns de compilação 2
Álbuns de vídeo 4
Ano Detalhes do álbum Certificações
Vendas
1990 Enguiço
1992 Senhas
  • Lançado: 1992
  • Gravadora: CBS/Columbia Records
1994 A Fábrica do Poema
1998 Maritmo
  • Lançado: 1998
  • Gravadora: Sony Music
2000 Público
  • Lançado: 2000
  • Gravadora: BMG
2001 Perfil - Adriana Calcanhotto
  • ABPD: 2× Platina[17]
2002 Cantada
  • Lançado: 2002
  • Gravadora: BMG
2004 Adriana Partimpim
2005 Adriana Partimpim - O Show
  • Lançado: 2005
  • Gravadora: BMG
2008 Maré
2009 Partimpim Dois
  • Lançado: 2009
  • Gravadora: Sony Music
2010 Seleção Essencial
  • Lançado: 2010
  • Gravadora: Sony Music
2011 O Micróbio do Samba
  • Lançado: 2011
  • Gravadora: Sony Music
2012 Multishow ao Vivo: Micróbio Vivo
  • Lançado: 25 de junho 2012
  • Gravadora: Sony Music
2012 Partimpim Tlês
  • Lançado: 2012
  • Gravadora: Sony Music
2014 Olhos de Onda
  • Lançado: 6 maio de 2014
  • Gravadora: Sony Music
2015 Loucura
  • Lançado: 31 de julho de 2015
  • Gravadora: Sony Music

Trilhas sonoras

Ano Música Álbum
1990 "Naquela Estação" tema de Mariana (Renata Sorrah) Composição: João Donato / Caetano Veloso / Ronaldo Bastos Rainha da Sucata
1993 "Mentiras" tema de Mariana (Adriana Esteves) Composição: Adriana Calcanhotto Renascer
1994 "Metade" tema de Babalu (Letícia Spiller) Composição: Adriana Calcanhotto Quatro por Quatro
1996 "E... O Mundo Não Se Acabou" tema geral Composição: Assis Valente O Fim do Mundo
1996 "Inverno" tema de Tininha e Manuel Boi (Ana Kutner e Taumaturgo Ferreira) Composição: Adriana Calcanhotto Colégio Brasil
1998 "Vambora" tema de Rafaela e Leila (Christiane Torloni e Sílvia Pfeifer) Composição: Adriana Calcanhotto Torre de Babel
1999 "Mais Feliz" tema de Maria Regina (Letícia Spiller) Composição: Dé / Bebel Gilberto / Cazuza Suave Veneno
1999 "A Brasileira" tema geral Composição: Chiquinha Gonzaga Chiquinha Gonzaga
2000 "Devolva-me" tema de Capitu e Fred (Giovanna Antonelli e Luigi Baricelli) Composição: Renato Barros / Lilian Knapp Laços de Família
2002 "Maresia" tema de Diogo (Herson Capri) Composição: Antônio Cícero / Paulo Machado Desejos de Mulher
2002 "Pelos Ares" tema de Lara (Déborah Secco) Composição: Adriana Calcanhotto / Antônio Cícero O Beijo do Vampiro
2003 "Justo Agora" tema de Léo (Débora Falabella) Composição: Adriana Calcanhotto Agora É Que São Elas
2006 "Outra Vez" tema de Anna Maria e Miroel (Deborah Evelyn e Angelo Antonio) Composição: Tom Jobim Páginas da Vida
"Do Fundo do Meu Coração", dueto com Erasmo Carlos tema de Teresa e Arnaldo (Paula Burlamaqui e Rodrigo Phavanello) Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos O Profeta
2008 "Três" tema de Letícia (Paola Oliveira) Composição: Marina Lima / Antônio Cícero Ciranda de Pedra
"Mulher Sem Razão" tema de Donatela (Cláudia Raia) Composição: Dé Palmeira / Bebel Gilberto / Letra: Cazuza A Favorita
"Um Dia Desses", dueto com Moreno Veloso tema de Waldete (Regina Duarte) Composição: Kassin / Letra: Torquato Neto Três Irmãs
2010 "Gatinha Manhosa" tema de Sinval (Kayky Brito) e Fátima (Bianca Bin) Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos Passione
"Canção de Novela" tema de Melina (Mayana Moura) Composição: Adriana Calcanhotto Passione
2011 "Medo de amar" tema de Roberta (Lua Blanco) e Diego (Arthur Aguiar) Composição: Adriana Calcanhotto Rebelde
2012 "Maldito Rádio" tema de Inácio (Ricardo Tozzi) Composição: Adriana Calcanhotto Cheias de Charme
2013 "Lindo Lago do Amor" tema de Stela (Laura Neiva) e Thiago (Pedro Tergolina) Composição: Gonzaguinha Saramandaia

Grammy Latino

O prêmio Grammy Latino é realizado desde 2000, para homenagear os artistas da música da América Latina.

2006 Resultado
Melhor Album Infantil - Adriana Partimpim Ganhou
2010 Resultado
Melhor Canção Brasileira - Tua (por Maria Bethânia) Ganhou

Referências

  1. «Adriana Calcanhotto - Dados Artísticos (Dicionário Cravo Albin)». Consultado em 7 de junho de 2010 
  2. «Adriana Calcanhoto leva Grammy latino por disco infantil». Consultado em 7 de junho de 2010 
  3. Adriana Calcanhotto lança "Maré", 2º álbum de sua trilogia marítima
  4. Luiz Fernando Vianna (16 de março de 2011). «'O micróbio do samba' traz o olhar peculiar de Adriana Calcanhotto sobre o gênero». O Globo 
  5. À vontade, Adriana Calcanhotto mistura experimentalismo e hits em 'Trobar Nova'
  6. Adriana Calcanhotto reinventa seu repertório de samba em DVD ao vivo
  7. Roberta Pennafort (6 de outubro de 2012). «Adriana Calcanhotto lança 'Partimpim Tlês', novo disco infantil». Estadão. Consultado em 21 de janeiro de 2013 
  8. Adriana Calcanhotto a solo leva “voz e violão” a Torres Novas, Leiria e Torres Vedras
  9. Adriana Calcanhotto: "Continuo achando que há excesso de música"
  10. Zélia Duncan dá dica a Calcanhotto para Prêmio da Música Brasileira
  11. «Morre, aos 74 anos, a atriz e cineasta Suzana de Moraes». 27 de janeiro de 2015. Consultado em 27 de janeiro de 2015 
  12. «Adriana Calcanhoto fala sobre a doença da mulher, Suzana de Moraes». Agosto de 2014. Consultado em Janeiro de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  13. Adriana Calcanhotto oficializa união com filha de Vinicius de Moraes em abril.com.br/
  14. Adriana Calcanhotto oficializa relação com filha de Vinicius de Moraes, diz jornal em revistaquem.globo.com/
  15. Adriana Calcanhotto oficializa união com filha de Vinicius de Moraes em TVI 24; tvi24.iol.pt
  16. ADRIANA CALCANHOTTO casa-se com filha de VINÍCIUS DE MORAES em revista VIP- vip.pt, 9 de Setembro de 2010
  17. a b c d e «Álbuns certificados da cantora Adriana Calcanhoto». ABPD. Consultado em 31 de julho de 2015 
  18. Paiano, Enor (2 de dezembbro de 1995). «Brazilian Pop Music: Hard to define, but easy to sell». Estados Unidos: Nielsen Company. Billboard (em inglês). 107 (48): p. 56. ISSN 0006-2510. Consultado em 20 de junho de 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)
  19. «Dudu Marote - Dados Artísticos». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 20 de junho de 2015 
  20. Guss de Lucca (11 de outubro de 2010). «Adriana Partimpim lança DVD ao vivo». Último Segundo. iG. Consultado em 20 de junho de 2015 
  21. Luiz Fernando Vianna (27 de agosto de 2005). «Adriana Calcanhotto vira Partimpim e abre a caixa de brinquedos». Folha de S.Paulo. UOL HOST. Consultado em 20 de junho de 2015 

Ligações externas

Predefinição:Troféu Imprensa de melhor cantora 2001-2020

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Adriana Calcanhotto