Adrienne Bailon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adrienne Bailon
Sev-adrienne-bailon-best-beauty-9-lgn.jpg
Adrienne Bailon em Setembro de 2012.
Informação geral
Nome completo Adrienne Eliza Bailon
Também conhecido(a) como AB, Agee
Nascimento 24 de outubro de 1983 (31 anos)
Origem Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, R&B, Hip-hop, Música latina
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1999—presente (Cantora)
2001—presente (Atriz)
Gravadora(s) Island/Def Jam (2009-presente)
como 3LW
Epic/Nine Lives (2000-2003)
So So Def/Zomba/Nine Lives (2003-2007)
como Cheetah Girl
Walt Disney Records(2003-2009)
Hollywood Records(2007-2009)
Afiliação(ões) Cheetah Girls(2005-2009)
3LW(1999-2007)
Página oficial Site Oficial

Adrienne Bailon (Nova Iorque, 24 de outubro de 1983) é uma cantora, atriz, apresentadora, empresária e personalidade de TV estadunidense.

Adrienne começou a carreira na música, no início de 2000 com a girl group de R&B 3LW[1] . Uma vez na mídia, Adrienne foi abrangendo suas funções: já atuou, apresentou programas de TV e viveu o auge de sua carreira no grupo The Cheetah Girls da Disney[2] , que rendeu 3 turnês, 3 filmes, 6 álbuns e milhões de discos vendidos.

Apesar de ser nativa do Lower East Side de Nova Iorque, Adrienne é filha do equatoriano Freddie Bailon e da porto-riquenha Nilda Felix. Ela foi criada em Nova York pela mãe e o padrasto porto-riquenho, Joe Felix, dentro da cultura latino-americana de sua família.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Infância e adolescência[editar | editar código-fonte]

Adrienne Eliza Bailon nasceu em 24 de outubro de 1983 no Lower East Side de Manhattan, em um bairro humilde. Filha de pais separados, Adrienne foi criada, junto com a irmã mais velha, Claudette, pela mãe e pelo padrastro, ambos porto-riquenhos, mas sem perder contato com o pai equatoriano. Criada dentro da cultura latino-americana e cristã de sua família, Adrienne cresceu fluente em língua inglesa e língua espanhola. Decidida a ser obstetra, ela frequentou a Escola Secundária para Profissões de Saúde e Serviços Humanos, um colégio público em Nova Iorque[3] . Na igreja que frequentava, ela sempre fazia parte de peças, corais e apresentações que a permitissem se expressar de forma artística. Em uma dessas apresentaçõe, ela foi vista pelo popstar Ricky Martin, que visitava a igreja que ela frequentava em busca de um coral para uma performance especial em um show de sua Livin' La Vida Loca Tour[4] . Lá, Ricky descobriu Adrienne e dentre centenas de pessoas escolheu ela para um coral de cerca de 20 cantores que se apresentariam com ele no grandioso estádio Madison Square Garden. Sem nenhuma conexão com Hollywood ou o meio artístico, essa foi a primeira grande experiência de Adrienne com o mundo da música. Pouco tempo depois ela foi abordada por um produtor enquanto fazia uma visita ao hospital Beth Israel, sendo convidada para audições para um novo trio musical[5] .

3LW[editar | editar código-fonte]

veja o artigo principal:3LW

Adrienne ainda era menor de idade e estudava numa escola especializada para os que queriam se formar em medicina e serviços humanitários quando fez a audição para o grupo 3LW. Em 1999 ela, junto com Kiely Williams e Naturi Naughton, formou o grupo que lançou seu primeiro trabalho no ano seguinte. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e os dois singles lançados ("No More" e "Playas Gon' Play") fizeram um enorme sucesso nas paradas musicais naquela época. O grupo ganhou notoriedade, recebendo o Soul Train Music Award de melhor álbum e o de melhor novo artista de R&B. Logo em seguida, elas foram convidadas para a turnê do programa TRL, onde se apresentavam no mesmo palco que Destiny's Child, Dream, Nelly, Eve e Jessica Simpson. Foi nessa mesma época onde elas, junto com vários outros artistas, foram convidadas para participar da canção "What More Can I Give" de Micheal Jackson. Em 2002, prestes a lançar um novo álbum e já com música de trabalho tocando nas rádios, Naturi deixou o grupo de forma problemática, tentando denegrir a imagem das 3LW e de sua empresária com vários boatos até hoje não confirmados. Adrienne e Kiely seguiram como uma dupla até adicionarem Jessica Benson ao grupo. Depois do segundo álbum "A Girl Can Mack", que gerou o DVD ao vivo das 3LW, o grupo não conseguiu se reerguer, ainda lançando dois álbuns (nenhum de inéditas) e em 2006 lançando uma música nova, a única com Jessica nos vocais. A canção "Feelin' You" era parte do álbum "Point Of No Return", que foi cancelado pela gravadora So So Def antes mesmo do lançamento, seguido do fim definitivo do grupo.

The Cheetah Girls[editar | editar código-fonte]

Veja o atigo principal:The Cheetah Girls

No período em que Naturi deixou o 3LW, porém, Adrienne e Kiely fizeram uma audição para um musical da Disney e conseguiram os papéis de Chanel Simmons e Aqua Walker, respectivamente, para o musical The Cheetah Girls. O telefilme rendeu 6,5 milhões de espectadores só na estréia e mesmo sem turnê ou performances de divulgação, sua trilha sonora vendeu mais de 2 milhões de cópias, se tornando a 2ª trilha sonora mais bem-sucedida de 2004 (Perdendo apenas para a trilha do filme "Shrek"). Com o notável sucesso, a Disney investiu nas The Cheetah Girls e resolveu trazer o grupo para a vida real. Nesse grupo, Adrienne cantou ao lado de Kiely Williams e Sabrina Bryan.

O grupo lançou, em 2005, seu primeiro álbum, o Cheetah-licious Christmas. As 13 faixas que o CD trazia seguiam a temática natalina, sendo essas canções clássicas ou inéditas. Depois de sua primeira turnê, também nomeada "Cheetah-Licious Christmas", as Cheetah Girls gravaram mais um filme, dessa vez na Espanha. The Cheetah Girls 2 foi o filme mais bem sucedido da trilogia, rendendo cerca de 1,5 milhão de cópias vendidas da trilha sonora, 8,1 milhões de espectadores só na estréia (batendo o recorde do sucesso High School Musical) e a turnê The Party's Just Begun.

Adrienne se apresentando junto com as Cheetah Girls, em 2008.

Essa turnê arrecadou cerca de 36 milhões de dólares, bateu recorde de Elvis Presley em lotação num estádio no Texas e gerou o CD e DVD In Concert: The Party's Just Begun Tour. Com todo esse sucesso, a turnê ficou listada entre as 10 maiores turnês do ano pela revista US Magazine.

O álbum TCG foi o primeiro álbum oficial do grupo, já que anteriormente elas só haviam gravado trilhas sonoras e um álbum natalino. O disco, lançado em 2007 pela Hollywood Records trazia canções mais maduras e composições das próprias meninas. O single principal foi Fuego, que misturava Inglês e Espanhol e foi produzida por J.R. Rotem.

No ano de 2008 as Cheetah Girls gravaram "The Cheetah Girls: One World, que viria a ser seu último filme. Filmado na Índia, o fim da saga das Cheetah Girls foi lançado em agosto do mesmo ano e, como seu antecessor, gerou uma trilha sonora e uma turnê, ambos também intitulados "One World". Nas primeiras semanas de 2009, o contrato com a Disney acabou e não foi renovado, levando o grupo ao seu fim.

Carreira Musical Solo[editar | editar código-fonte]

Depois de quase 10 anos participando de grupos musicais, Adrienne começou a preparar seus projetos como solista. Os primeiros passos dela como solista foram na trilha sonora do filme Confessions Of A Shopaholic, lançada em 2009, onde ela cantou duas canções, "Big Spender" e "Uncontrollable". Ainda em 2009, Adrienne assinou contrato com a Island/Def Jam onde trabalhou com os produtores e compositores mais bem-sucedidos e influentes do meio pop e R&B atual. Em 2011, porém, o nome de Adrienne foi retirado da lista de artistas contratados do site da gravadora, dando a entender de que ela já não fazia mais parte do grupo. Mesmo assim, muitas faixas foram gravadas. E algumas delas, como "This Hot", "Only You", "Chase The Wind" e "SuperBad" (que seria o primeiro single) caíram na rede. Outras das músicas gravadas foram "Rainy Days", "Hello", "They Don't Really Know", "When He's Here". Em 6 de maio de 2010 no site oficial, antes do desligamento de Adrienne, a gravadora divulgou a canção "Take You Home" com participação do rapper Ghostface Killah. A faixa era um remake da antiga canção de Lisa Lisa com o mesmo nome.

Ainda em 2011, Adrienne foi contratada pelo famoso cantor e ganhador de Grammys Ne-Yo, que vem cuidando da carreira dela e ajudando-a com a gravação de seu primeiro disco desde então.

Em seu reality show, que foi ao ar em 2012, Adrienne apresentou prévias de algumas canções que ela gravou para o seu álbum. As canções são "Live It Up," "Don't Give Up On Us" e "Loosen Me Up."

Carreira como atriz[editar | editar código-fonte]

Adrienne teve suas primeiras experiências como atriz com o grupo 3LW, que fizeram participações no seriado Taina (série de televisão), da Nickelodeon e The Jersey, do Disney Channel. Logo no ano de 2003, antes mesmo de completar 20 anos, conseguiu seu primeiro grande papel, como uma das estrelas do filme The Cheetah Girls, um musical do Disney Channel que lhe rendeu a entrada para o grupo de mesmo nome. Contratada pelo Disney Channel, Adrienne fez no canal diversos trabalhos além do papel de Chanel Simmons das Cheetah Girls. Ela viveu também Alana Rivera, rival da protagonista de That's So Raven, fez participações em algumas séries e gravou os filmes "Buffalo Dreams" e "Taylor Made," sendo esse último cancelado antes do lançamento.

Sua primeira aparição nos cinemas foi em 2005, com um pequeno papel no filme Coach Carter, que era estrelado por Samuel L. Jackson. No ano seguinte, pouco antes do lançamento do segundo filme das Cheetah Girls, Adrienne protagonizou, ao lado da cantora Ciara, o filme da MTV All You've Got. Adrienne fez ainda parte do elenco do longa "Cuttin' Da Mustard," uma comédia que foi exibida apenas em festivais cinematográficos e recebeu vários prêmios. Com o fim da trilogia das Cheetah Girls, marcado pelo filme The Cheetah Girls: One World, Adrienne começou a aceitar apenas personagens mais velhos, que tinham a idade mais parecida com a sua, já que suas personagens na Disney sempre foram bem mais novas do que ela realmente era.

Em 2013, então, três filmes com sua participação foram lançados. Direto para DVDs, "The Coalition" era um romance que mostrava um grupo de mulheres se vingando de seus parceiros e trazia a personagem de Adrienne em um dos casais centrais do filme. O segundo filme lançado nesse ano era exclusivo para TV no canal ABC Family. Em Lovestruck: The Musical, ela era Noelle, a melhor amiga da protagonista. O último dos três filmes era I'm In Love With a Church Girl, um filme independente e baseado em fatos reais que contava, do ponto de vista religioso, os acontecimentos na vida de um dos maiores traficantes da Califórnia, que acabara por se apaixonar por uma cristã. Adrienne interpretava a garota-título do filme, que teve bastante notoriedade dentre os filmes independentes dos Estados Unidos[6] .

Carreira como apresentadora[editar | editar código-fonte]

Durante o ano de 2009 Adrienne trabalhou com algo bem diferente do que já tinha feito: Ela foi VJ da MTV. Ela apresentou os programas "New Afternoons On MTV" e "Sunblock", além de fazer reportagens, ser repórter no VMA 2009 e apresentar o especial da MTV durante a virada do ano de 2009 para 2010. Ao sair da emissora no fim de 2010, Bailon não encerrou suas atividades como apresentadora por ali. Ela foi, por várias vezes, co-apresentadora e repórter convidada no programa "Maury" e em 2011, ela apresentou a web-série "Ready. Set. Dance!" para a Yahoo! Music. Em 2012 Bailon pôde ser vista como apresentadora do pré-show online do programa X-Factor norte-americano, onde fazia entrevistas com os competidores, jurados e comentaristas sobre o famoso reality show durante a hora que antecedia o show principal. Em 2013 o canal Fox lançou o talk show The Real, onde Adrienne é apresentadora ao lado de Tamera Mowry, Tamar Braxton, Loni Love e Jeannie Mai. O talk-show trazia um formato já conhecido, mas inovava em seu painel de apresentadoras distintas e singulares. As cinco abordavam temas polêmicos, inusitados e divertidos de forma espontânea, fazendo com que os 20 episódios teste exibidos no verão de 2013 fossem sucesso de audiência. Com o feedback positivo, a Fox tornou o programa fixo em sua programação, confirmando a primeira temporada oficial para o segundo semestre de 2014. Entre os anos de 2013 e 2014, Bailon também participou de alguns episódios do "Morning Buzz" do canal VH1 como apresentadora convidada. Com o programa "The Real" já confirmado para estreiar no segundo semestre de 2014, foi também anunciado recentemente que Adrienne apresentará o game show "Nail'd It" na emissora Oxygen, também no segundo semestre de 2014.

Vida Pessoal e Imagem[editar | editar código-fonte]

  • Adrienne nasceu em Nova York, onde a família de sua mãe mora.
  • Ela foi descoberta por Ricky Martin quando cantava em uma igreja católica que costumava frequentar.
  • Bailon tem uma irmã mais velha, Claudette Bailon-Alexander, e é prima de Jorge Santos, ex-namorado da cantora Christina Aguilera.
  • No verão de 2007 ela começou a namorar Robert Kardashian Jr., e por isso fez algumas participações no realitty show "Keeping Up with the Kardashians",do canal pago E! Entertainment Television. O namoro acabou no início de 2009. [7] Os dois fizeram tatuagens com os nomes um dos outros enquanto ainda estavam juntos. Rob tinha "Adrienne E. Bailon" tatuado sobre suas costelas e Adrienne tinha "Robert A. Kardashian" tatuado em uma de suas nádegas. [8]
  • Em novembro de 2008, Adrienne alegou que tinha perdido seu laptop em um aeroporto em NY, o que levaram fotos dela nua cairem na internet. [9]
  • Em 2012 fotógrafos tiraram fotos comprometedoras de Adrienne sem calcinha em um evento em Nova York. [10]
  • A revista "Us Weekly" listou as "Empire Girls" (Julissa Bermudez e Adrienne Bailon) como uma das 25 Nova-Iorquinas mais estilosas do ano de 2012. [11]
  • Também no ano de 2012, Adrienne foi nomeada a "Fashionista do Ano" pela revista "Latina." [12]
  • No primeiro semestre de 2013, lançou uma linha de esmaltes vegan chamada "Fingertip Fetish."
  • Em 2013, a revista "Latina" adicionou Adrienne a lista de "Latinos e Latinas mais sensuais do mundo." [13]
  • Ainda em 2013, a revista "Latina" volta a homenagear Adrienne, nomeando-a uma das celebridades mais bem-vestidas do ano. [14]
  • Por conta de sua influência como fashionista, Adrienne começou em fevereiro de 2014 a trabalhar como colunista da OK! Magazine.

Discografia[editar | editar código-fonte]

3LW e The Cheetah Girls[editar | editar código-fonte]

3LW

The Cheetah Girls

Solo[editar | editar código-fonte]

Canções Solo[editar | editar código-fonte]

Canções solo não realizadas oficialmente[editar | editar código-fonte]

  • "Only You" (feat. Jay-Z)
  • "This Hot"
  • "Superbad"
  • "Take You Home"(feat. Ghostface Killah)
  • "Infectious"
  • "Chase The Wind"
  • "Don't Give Up On Us"
  • "Loosen Me Up"
  • "Live It Up"

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]


Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel Notas
2003 As Feras da Música Chanel Disney Channel Original Movie; Telefilme
2005 Buffalo Dreams Domino Disney Channel Original Movie; Telefilme
2005 Taylor Made Madison Santos Não-exibido; Disney Channel Original Movie; Telefilme
2005 Coach Carter Dominique
2006 Garotas Rivais Gabby Protagonista
2006 As Feras da Música 2 Chanel Disney Channel Original Movie; Telefilme
2006 Cuttin' Da Mustard Erma Exibido apenas em festivais
2008 The Cheetah Girls: Um Mundo Chanel Disney Channel Original Movie; Telefilme
2008 4 Amigas e um Jeans Viajante 2 - Participação especial
2013 "The Coalition" Katalina Santiago Exibido em festivais no ano de 2012 e lançado em DVD em 2013.
2013 "Lovestruck: The Musical" Noelle Telefilme original da ABC Family.
2013 "I'm In Love With a Church Girl" Vanessa Leon Atriz principal

Trabalhos na TV[editar | editar código-fonte]

Ano Programa Personagem Notas
2001 Taina Gia Fez uma participação em apenas um episódio
2003/2004 As Visões da Raven Alana Rivera Aparece em alguns episódios da segunda temporada
2007 Disney Channel Games Ela Mesma Participou de jogos representando a Equipe Vermelha
2008-2011 Keeping Up with the Kardashians (2ª, 3ª, 4ª e 5ª temporadas) Ela Mesma Reality Show com a família de seu ex-namorado, Rob Kardashian. Mesmo depois do fim do namoro, Adrienne ainda fez algumas aparições no reality como amiga da família.
2008 Disney Channel Games Ela mesma Integrante do time vermelho
2008 Road to The Cheetah Girls: One World Ela Mesma Seriado com os bastidores do terceiro filme das The Cheetah Girls
2011 Kourtney and Kim Take New York Ela Mesma Convidada em 1 episódio
2011 Celebrity Nightmares Decoded Ela mesma Aparição em 1 episódio
2012 Empire Girls: Julissa & Adrienne Ela Mesma Reality Show Com a Julissa Bermudez
2014 Celebrities Undercover Ela mesma/Lydia Aparição em 1 episódio

Trabalhos como apresentadora[editar | editar código-fonte]

Ano Programa Emissora Função
2009 New Afternoons On MTV MTV Apresentadora
2009 Sunblock MTV Apresentadora
2010 Maury Vários Convidada recorrente/Correspondente recorrente
2011 Ready. Set. Dance! Yahoo (online) Apresentadora
2012 X-Factor Pre-Show Fox (online) Apresentadora/Entrevistadora
2013 106 & Park BET Co-apresentadora recorrente
2013-presente The Real Fox Apresentadora
2013-2014 VH1 Big Morning Buzz VH1 Convidada recorrente
2014 Good Day Philadelphia Fox Co-apresentadora convidada por duas vezes em Abril
2014 Nail'd It Oxygen Apresentadora

Participações em Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Listagem com videoclipes que Adrienne fez participações especiais, sem cantar, só atuando.

Ano Música Artista
2002 "Crush Tonight" Fat Joe
2004 "Radio" Jarvis
2004 "Blow Your Whistle" Morgan Smith
2009 "A Toast To The Good Life" Fabolous
2009 "Everything, Everyday, Everywhere" Fabolous feat. Keri Hilson
2011 "Give Me Everything" Pitbull feat. Ne-Yo, Nayer & Afrojack
2013 "Sexy People (The Fiat Song)" Arianna & Pitbull
2013 "Sunday Kinda Love" Israel Houghton

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Adrienne Bailon


Referências

  1. mtv.com - MTV. 3LW Biography 2007. Visitado em 12/03/2014.
  2. imdb.com - Internet Movie DataBase. The Cheetah Girls Biography 2007. Visitado em 12/03/2014.
  3. nydailynews.com - NY Daily News. Cheetah Girl Adrienne Bailon is on a fast career track Julho de 2008. Visitado em 29/04/2014.
  4. nydailynews.com - NY Daily News. Cheetah Girl Adrienne Bailon is on a fast career track Julho de 2008. Visitado em 29/04/2014.
  5. nydailynews.com - NY Daily News. Cheetah Girl Adrienne Bailon is on a fast career track Julho de 2008. Visitado em 29/04/2014.
  6. christianpost.com - Christian Post. 'I'm in Love with a Church Girl,' Starring Ja Rule and Adrienne Bailon, is #1 Indie Movie in the U.S. 25/10/2013. Visitado em 29/04/2014.
  7. entretenimento.pt.msn.com - MSN Entretenimento. A família Kardashian e o amor: Rob e Adrienne 10/10/2013. Visitado em 12/03/2014.
  8. dailymail.co.uk - Daily Mail. Adrienne Bailon regrets her booty tattoo of ex Rob Kardashian's name 17/07/2013. Visitado em 12/03/2014.
  9. diversao.terra.com.br - Terra. Veja famosos que tiveram fotos íntimas publicadas na rede 18/05/2009. Visitado em 12/03/2014.
  10. gente.ig.com.br - Ig. Cantora Vai Sem Calcinha A Premiação 02/03/2012. Visitado em 12/03/2014.
  11. usmagazine.com - Us Weekly Magazine. Most Stylish New Yorkers of 2012 12/09/2012. Visitado em 12/03/2014.
  12. latina.com - Latina Magazine. Fashionista Of The Year: Adrienne Bailon 23/12/2012. Visitado em 12/03/2014.
  13. latina.com - Latina Magazine. 300 Sexiest Latinos On The Planet 28/03/2013. Visitado em 12/03/2014.
  14. latina.com - Latina Magazine. Best Dressed Latina Stars Of 2013 20/12/2013. Visitado em 12/03/2014.