Advanced Stream Redirector

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O formato digital Advanced Stream Redirector (ASX) é um meta-arquivo XML que armazena uma lista de arquivos de medias do Microsoft Windows pra serem executados em uma apresentação, servindo como um atalho. Pode ser reproduzido no Windows Media Player

Ele é usado frequentemente em servidores de vídeo no qual múltiplos arquivos ASF são executados sequencialmente. Arquivos .asx possuem o tipo MIME video/x-ms-asf (assim como os arquivos .asf).

O uso do formato ASX é recomendado pois:

  • Outros navegadores que não o Internet Explorer não necessariamente reconhecem o protocolo MMS, problema resolvido pelo ASX.
  • Sem o arquivo ASX o conteúdo não é enviado via streaming (MMS) e sim via HTTP. Quando se clica em uma referência a um arquivo ASX, esse arquivo (que é bem pequeno) é enviado para o navegador que executa a aplicação associada ao tipo MIME do ASX (application/mplayer2 ou video/x-ms-asf), que é o Windows Media Player. Isso poupa tempo de download e utiliza os recursos de streaming de mídia.
  • Arquivos ASX "escondem" a fonte do conteúdo de áudio ou vídeo, ou seja, através da referência ao ASX, um visitante de sua página não conseguirá baixar uma cópia de seu conteúdo de áudio ou vídeo.