Adventures of Captain Marvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adventures of Captain Marvel
O Invencível Capitão Marvel[1]  (PT)
As Aventuras do Capitão Marvel/ O Homem de Aço[2]  (BR)
 Estados Unidos
1941 • p&b • 12 capítulos/ 216 minutos min 
Realização Estados Unidos 28 de março de 1941[3]
Estados Unidos 15 de abril de 1953 (relançamento)
Portugal 28 de junho de 1944
Dinamarca 25 de fevereiro de 1951[1]
Direção William Witney
John English
Produção Hiram S. Brown, Jr.
Roteiro Criação:
Bill Parker
C. C. Beck
roteiro original:
Ronald Davidson
Norman S. Hall
Arch B. Heath
Joseph Poland
Sol Shor
Elenco Tom Tyler
Frank Coghlan Jr.
William Benedict
Louise Currie
Robert Strange
Harry Worth
Bryant Washburn
John Davidson
Género aventura
Idioma inglês
Música Cy Feuer
Cinematografia William Nobles
Estúdio Republic Pictures
Distribuição Republic Pictures
Cronologia
Último
Último
Mysterious Doctor Satan (1940)
Jungle Girl (1941)
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Adventures of Captain Marvel (br: “As Aventuras do Capitão Marvel” ou "O Homem de Aço"[2] ) é um seriado estadunidense de 1941, em 12 capítulos, dirigido por John English e William Witney para a Republic Pictures. Foi o 21º dos 66 seriados da Republic, e veiculou nos cinemas estadunidenses a partir de 28 de março de 1941.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Adaptação do herói das revistas em quadrinhos Captain Marvel (Capitão Marvel), que surgiu nas publicações Fawcett Comics, tais como “Whiz Comics” e ”Captain Marvel Adventures”, e foi o 21º seriado da Republic Pictures.[4] Foi a primeira adaptação cinematográfica de um super-herói dos quadrinhos, e teve como astros Tom Tyler, como Capitão, e Frank Coghlan, Jr. como Billy Batson. O personagem, criado em 1939 pelo artista C. C. Beck e o escritor Bill Parker, apareceu pela primeira vez em Whiz Comics #2, em fevereiro de 1940. Capitão Marvel é o alter ego de Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Tom Tyler e Bryant Washburn em uma cena do capítulo 3 do seriado.

O seriado tinha como enredo uma história original, em que o super-herói Capitão Marvel enfrenta o gênio criminoso Escorpião. O vilão se beneficia dos poderes conferidos pela magia de uma estatueta, o “Escorpião Dourado”, utilizando uma arma de raios com incríveis poderes, capaz de dissolver até rochas com o raio da morte.

Billy Batson é operador de rádio de uma expedição arqueológica organizada pela “Malcolm Expedition” para o Vale das Tumbas, na Tailândia, em busca dos tesouros da Dinastia Escorpião. A expedição é atacada por nativos, mas o guia Tal Chotali questiona com o chefe da tribo, Rahman Bar, sobre o sacrilégio de ir até o vulcão, Scorpio, em atividade. Billy se recusa a violar a tumba, pois considera importante respeitar os costumes religiosos alheios, e resolve conseguir seu material em outro túnel. No interior da tumba, Tal Chotali, Prof Malcolm, Prof Luthor Bentley, Dwight Fisher, e Dr Stephen Lang encontram um ídolo em forma de escorpião, o Escorpião Dourado, que tem o poder de transformar pedras em ouro e disparar raios de energia.

Um raio do Escorpião fecha a entrada da tumba, e fica apenas uma pequena passagem entre Billy e o velho mago Shazam, que habitava uma câmara secreta e estava prestes a morrer. Shazam concede a Billy a habilidade de se transformar em Capitão Marvel, para evitar que o Escorpião Dourado caísse em mãos erradas e causasse sofrimento em pessoas inocentes. Explicou que, ao se deparar com o perigo, Billy pronunciasse a palavra "Shazam" e imediatamente se transformaria no herói, pois tal palavra era derivada das iniciais de seis deuses: Solomon, Hercules, Atlas, Zeus, Achilles e Mercury.

Para evitar a utilização dos poderes do Escorpião Dourado de forma inadequada, os 5 cientistas retiram as lentes que o energizam e as distribuem entre si, de forma que nenhum deles pudesse tirar proveito de seus grandes poderes. O vulcão entra em erupção, porém, e isso ocasiona um ataque dos nativos, enquanto o misterioso vilão mascarado Escorpião entra em ação, roubando uma das lentes durante as hostilidades. A expedição é resgatada pela cavalaria do Fort Mooltan, e o Capitão Marvel voa sobre um grupo de nativos armados, percebendo que é invulnerável às balas que o atingem.

A expedição retorna aos Estados Unidos, e o Capitão Marvel se engaja numa intensa batalha contra o maléfico e encapuzado Escorpião, que deseja conseguir o controle de todas as lentes, e com isso, ter em suas mãos o poder da arma mortal.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Reed Hadley em foto promocional do filme

Produção[editar | editar código-fonte]

Adventures of Captain Marvel foi filmado entre 23 de dezembro de 1940 e 30 de janeiro de 1941 sob o título Captain Marvel, e foi o primeiro filme de super-herói adaptado dos quadrinhos.[5]

As cenas de operação militar foram retiradas da filmagem de Storm Over Bengal, produzido pela Republic Pictures em 1938.

Efeitos especiais[editar | editar código-fonte]

Os efeitos especiais foram produzidos, primariamente, pela Lydecker brothers. Os efeitos de voo foram produzidos com um boneco em papel machê, impulsionado através de cordas, atadas a cada lado da câmara; o boneco deslizava de um lado para o outro, dando a impressão de voo.[6]

Dave Sharpe fez a parte humana dos efeitos. Vestido como o Capitão Marvel, ele saltava de um ponto alto com o corpo esticado, como se fosse voar; a combinação dos efeitos técnicos e humanos dava a impressão de uma pessoa voando. Sharpe também substituiu Marvel em outras cenas, tais como a dos ataques nativos no primeiro capítulo.

De acordo com Stedman, as cenas de voo foram as que mais alcançaram sucesso até então.[7]

Uniforme[editar | editar código-fonte]

O uniforme do Capitão Marvel era confeccionado em seda fina e Jersey, e originalmente era cinzento e não vermelho. Desde que o seriado foi filmado, em preto e branco, tal troca tem sido utilizada. Alguns materiais publicitários da Republic colorem o uniforme de Tyler em azul ao invés de vermelho.

Um dos uniformes apareceu, mais tarde, como vestimenta do conselheiro Kryptoniano, no primeiro episódio de The Adventures of Superman, da TV, filmado em 1951.[8] Posteriormente, dois uniformes do Capitão Marvel foram utilizados na versão da série de TV “Space Patrol”.

Atualmente, no “Science Fiction Museum and Hall of Fame” em Seattle, Washington, uma túnica do Capitão Marvel está em exposição (juntamente com o uniforme de Superman usado por George Reeves na série de TV).

Crítica[editar | editar código-fonte]

Harmon e Glut classificaram as Adventures of Captain Marvel como um dos melhores seriados já feitos, provavelmente o melhor, com exceção de Flash Gordon.[9] A atuação de Tom Tyler foi considerada, também, como a mais memorável herói da época.[10]

Influências[editar | editar código-fonte]

Em 1994, o escritor de quadrinhos Jerry Ordway apresentou o Capitão Marvel às modernas audiências, com The Power of Shazam!.[11]

O roteirista e produtor de filmes-B Don Glut, um fã de seriados, produziu Shazam!, um programa de TV popular nos anos 70, uma adaptação do Capitão Marvel.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Tom Tyler em Adventures of Captain Marvel.
  1. "Curse of the Scorpion" (30 min.)
  2. "The Guillotine" (16 min.)
  3. "Time Bomb" (17 min.)
  4. "Death Takes the Wheel" (16 min.)
  5. "The Scorpion Strikes" (16 min.)
  6. "Lens of Death" (16 min.)
  7. Human Targets (17 min.)
  8. Boomerang (17 min.)
  9. "Dead Man's Trap" (16 min.)
  10. "Doom Ship" (16 min.)
  11. "Valley of Death" (16 min.)
  12. "Captain Marvel's Secret" (16 min.)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b The Adventures of Captain Marvel no IMDB
  2. a b MATTOS, A. C. Gomes de. Os Super-Heróis. In: Histórias de Cinema. Acessado em 09-10-2012.
  3. MATHIS, Jack (1995). Valley of the Cliffhangers Supplement
  4. A Republic Pictures produziu 66 seriados.
  5. STEDMAN, Raymond William. Serials: Suspense and Drama By Installment (1971). University of Oklahoma Press
  6. The flying pose used for the dummy, arms outstretched and back arched, was based on drawing by Mac Raboy
  7. The most successful illusion of such aerobatics ever put upon the screen, in serial or feature. In: STEDMAN, Raymond William. Serials: Suspense and Drama By Installment (1971). University of Oklahoma Press, P. 127
  8. Adventures of Superman-The Complete First Season (1952; Warner Home Video; Release Date: 10-18-05; Episode 1, "Superman on Earth.")
  9. Unquestionably one of the finest movie serials ever made, possible the best with the exception of the three Flash Gordon epics. In CLINE, William C. (1984) In the Nick of Time, p.37
  10. Striking performance…remains in thousands of minds as the most memorable serial hero of all time - bar none. In CLINE, William C. (1984) In the Nick of Time
  11. (April 1998) Interview with Jerry Ordway. WestfieldComics.com. Retrieved April 10, 2009

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • STEDMAN, Raymond William (1971), Serials: Suspense and Drama By Installment, University of Oklahoma Press. ISBN ISBN 9780806109275
  • CLINE, Wiliam C. (1984), In the Nick of Time, McFarland & Company, Inc.. ISBN ISBN 078640471X
  • MATHIS, Jack (1995), Valley of the Cliffhangers Supplement, Jack Mathis Advertising. ISBN ISBN 0-9632878-1-8
  • MATTOS, A. C. Gomes de (1984), Os Grandes Seriados do Cinema - Os Super-Heróis, Rio de Janeiro: Ebal. ISBN Cinemin nº 8, pp. 40 - 41
  • MATTOS, A. C. Gomes de (2003), A Outra Face de Hollywood: Filme B, Rio de Janeiro:Rocco. ISBN 85-325-1496-0

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Adventures of Captain Marvel