Adversário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiktionary-logo-pt.png
Nota importante: Segundo consenso de janeiro de 2010, esta marca ({{Movedic}}) não deve ser usada, devendo as páginas que a usem ser eliminadas caso não possam ser artigos ou redirecionamentos.

Foi proposta a transferência desta página para o Wikcionário pelo processo Transwiki ou Import, pois a informação aqui presente é mais adequada a um dicionário do que a uma enciclopédia.

Se puder acrescentar informações a este artigo, de modo a torná-lo enciclopédico, por favor, faça isso e retire esta mensagem. Caso contrário, depois de verificar se o conteúdo não viola os direitos de autor, se é adequado para o Wikcionário e, finalmente, se o Wikcionário já tem uma entrada sobre o assunto, a página será transferida por um administrador do Wikcionário.

Adversário, inimigo, oponente ou rival é a pessoa, criatura ou entidade contra a qual se luta (que ou aquele que se opõe). Também pode significar pessoa contra a qual se disputa uma coisa. Por exemplo, quando se está em uma corrida, todos os outros competidores são seus adversários. Em uma partida de futebol é o time/equipa/equipe contra o qual se joga.

Do latim "adversariu" « que está contra».

Nem sempre adversário é sinônimo de desafeto, apenas representa a parte contrária em uma disputa, partida ou conflito. Na cultura cristã, é uma das denominações de Satanás, visto ser ele o grande adversário e inimigo de Deus e da Igreja.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Adversário
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Inimigo
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.