Aelbert Cuyp

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Aelbert Jacobsz Cuyp (Dordrecht, 20 de outubro de 162015 de novembro de 1691) foi um pintor holandês do período barroco.Cuyp é conhecido pelas paisagens campestres em que se destacam principalmente os efeitos de luz.

Nascido numa família de pintores paisagistas, suas primeiras obras foram paisagens realistas, de composição em diagonal e colorido pardacento, que demonstram a influência de Van Goyen, como, por exemplo, "Cena fluvial com moinhos ao longe". Por volta de 1645, passou a inspirar-se nos velhos pintores de Utrecht e desenvolveu um estilo pessoal, que o tornou um dos maiores paisagistas dos Países Baixos do século XVII.

Em alguns de seus quadros usou os efeitos de luz e os reflexos dourados do sol sobre as árvores, à maneira de Claude Lorrain, como nas telas "No rio" e "Vista de Nimegen". Criou paisagens que se tornaram clássicas, vistas fluviais, marinhas e cenas portuárias, nas quais a linha do horizonte marca a gradação de tons e cria impressão de espaço. A obra de Cuyp influenciou pintores holandeses e ingleses dos séculos XVII e XVIII.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.