Aeroporto Diomício Freitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Aeroporto de Criciúma


IATA: CCM - ICAO: SBCM
Tipo Público
Administração Infraero
Serve Criciúma e Forquilhinha.
Localização Não disponível
Inauguração 17 de dezembro de 1979


Altitude 28 m (92 ft)
Movimento em 2012[1] 27.215 passageiros (+46% /2011)
1.041kg Kg de carga
2.750 aeronaves
Capacidade anual 50.000 passageiros/ano
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
09/27 1 491 m (4 892 ft) Asfalto

O Aeroporto Diomício Freitas localiza-se no município de Forquilhinha, e serve a população de Criciúma. É assim denominado em reconhecimento ao empresário Diomício Freitas.

O aeroporto serve particularmente as localidades de Forquilhinha e Criciúma. Quando da emancipação do município de Forquilhinha, o aeroporto se tornou parte da nova municipalidade, apesar de muito mais próximo - inclusive o acesso ao aeroporto - de Criciúma do que de sua sede, o município de Forquilhinha.

Desde março de 2006 que é administrado pela Infraero. A empresa firmou convênio com o governo do estado de Santa Catarina para prestação de serviços de administração, operação, exploração, manutenção e desenvolvimento da sua infra-estrutura.

O governo do estado liberou 8 milhões de reais para obras de ampliação da pista e construção de um novo pátio de manobras, investimento necessários para que o aeroporto possa operar com aeronaves de grande porte.

O terminal de passageiros do aeroporto tem 529,54 metros quadrados, sala de embarque com 84 metros, área de desembarque 27,5 metros quadrados, área de fila para check-in 30 metros quadrados, saguão público com 178 metros quadrados, oito hangares para aeronaves, um posto de abastecimento de aeronaves, edificação de 12 metros quadrados para administração e uma casa de força.

Companhias Aéreas[editar | editar código-fonte]

destinos[editar | editar código-fonte]

Companhias Destinos
Brasil Azul Linhas Aéreas Campinas.

Características[editar | editar código-fonte]

  • Piso: A
  • Sinalização: S
  • Terminal de passageiros: 529,54 m²
  • Pista: 1.491 X 30

Referências

  1. [http://www.infraero.gov.br/images/stories/Estatistica/2009/mov_operac._1209_revisado.pdf Movimento Operacional Acumulado da REDE INFRAERO (janeiro até setembro de 2012)]

Ver também[editar | editar código-fonte]