Aeroporto Internacional Chiang Kai-shek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de Taiwan Taoyuan
台灣桃園國際機場
Cksarptnasa.jpg
IATA: TPE - ICAO: RCTP
Tipo Público
Administração CAA
Serve Taipé
Localização Não disponível
Inauguração 21 de fevereiro de 1979


Altitude Não disponível
Movimento em 2007 23.965.784
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
2
Cabeceiras Comprimento Superfície
6R/24L 3 350 m (10 991 ft) Asfalto
5L/23R 3 660 m (12 008 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional Taiwan Taoyuan é um aeroporto internacional| situado em Taoyuan, Taiwan, perto da capital Taipé. É um dos três aeroportos do país com voos internacionais diários, sendo de longe aquele que mais tráfego opera. Serve de sede para as companhias aéreas China Airlines e EVA Air, ambas usando o aeroporto como um dos seus principais hubs. Quando o aeroporto abriu em 1979, ele era conhecido como Aeroporto Internacional Chiang Kai-shek (chinês tradicional: 中正國際機場; chinês simplificado: 中正国际机场; pinyin hanyan: Zhōngzhèng Gúojì Jīchǎng; pinyin tongyong: Jhongjhèng Gúojì Jichǎng), até à mudança de nome em 2006.

O Aeroporto Internacional Taiwan Taoyuan é um dos dois aeroportos que servem o norte de Taiwan, incluindo a capital. O outro é o Aeroporto de Taipé Songshan, localizado dentro dos limites da cidade de Taipé, que serviu Taipé como seu aeroporto internacional até 1979, mas agora é usado apenas para voos nacionais e voos charter, a maioria dos quais vindo da China continental.

História[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970, o aeroporto original de Taipé, Aeroporto de Taipé Songshan, atingiu o máximo do seu volume de tráfego aéreo e não podia ser expandido. Assim, a construção de um novo aeroporto foi planeada.

O novo aeroporto abriu o seu primeiro terminal a 21 de Fevereiro de 1979, como parte do programa Dez Grande Projectos de Infra-estruturas iniciado pelo governo da República da China durante os anos 1970. No princípio, o aeroporto era para ser inaugurado sob o nome Aeroporto Internacional de Taoyuan, mas a foi renomeado para Aeroporto Internacional Chiang Kai-shek em memória do antigo Presidente da República da China Chiang Kai-shek.

A sobrelotação do aeroporto levou à construção do Terminal 2, que abriu ao público a 29 de Julho de 2000. Nesse dia, apenas os balcões da Eva Air abriram, desenhados especificamente para cargas e mercadorias. A outra metade, os balcões da China Airlines, abriu para passageiros a 21 de Janeiro de 2005.

Companhias Aéreas[editar | editar código-fonte]

Lista dos companhias aéreas que opera no aeroporto do CKS e os principais destinos dos voos:

Terminal I[editar | editar código-fonte]

Terminal II[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional Chiang Kai-shek