Aeroporto Internacional General Francisco Javier Mina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Aeroporto Internacional General Francisco Javier Mina
Aeropuerto Javier Mina.JPG
IATA: TAM - ICAO: MMTM
Tipo Público e Militar
Administração Grupo Aeroportuário do Centro-Norte do México (OMA)
Serve Tampico
Localização Não disponível
Inauguração Não disponível


Altitude 24 m (79 ft)
Movimento em 2010 451.005 mil
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
09/27 1 200 m (3 937 ft) Asfalto
13/31 2 550 m (8 366 ft) Asfalto
18/36 1 300 m (4 265 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional General Francisco Javier Mina ou Aeroporto Internacional de Tampico, é um aeroporto mexicano localizado no centro da Região metropolitana de Tampico, no município de mesmo nome. O aeroporto é o segundo em importância de todo o noroeste do país somente atrás do Aeroporto Internacional Mariano Escobedo.

O aeroporto de Tampico pode-se considerar como o primórdio da aviação comercial no México porque na década de vinte se realizou o primeiro voo da Compañía Mexicana de Aviación entre Tampico e a Cidade do México. Outro feito importante a respeito do aeroporto é que foi o primeiro equipado com aproximação ILS em todo o México.

Conta com instalações cômodas e com os serviços necessários para atender as necessidades da crescente demanda tanto de mulheres e homens de negócios assim como de turistas. Entre as inovações, é importante destacar a remodelação das salas de espera e a sala de reclamação de bagagem; as ampliações da área de Migração e novos locais comerciais.

Em 2008, Tampico recebeu 582,300 passageiros, em 2009 esse número caiu para 470,304 passageiros e em 2010, o número caiu de novo para 451,005 passageiros, segundo dados publicados pelo Grupo Aeroportuário do Centro-Norte do México (OMA).

Quanto ao transporte aéreo, Tampico está em constante adaptação como ponto direto em voos domésticos e internacionais. As linhas aéreas que no momento têm mais operações são: Interjet, Viva Aerobus e Aeroméxico em voos domésticos e Continental Airlines em voos internacionais.

O aeroporto foi nomeado em homenagem a Francisco Javier Mina, guerrilheiro espanhol na Guerra da Independência e defensor da Independência do México.

Linhas Aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]