Aeroporto Internacional de Natal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aeroporto Internacional de Natal
Aeroporto
Governador Aluízio Alves
Aeroporto Internacional de Natal
IATA: NAT - ICAO: SBSG
Características
Tipo Público
Administração Consórcio Inframérica
Serve Natal e região metropolitana
Localização São Gonçalo do Amarante, RN,  Brasil
Inauguração 31 de maio de 2014
Altitude 88 m (289 ft)
Movimento de 2015
Passageiros 2,5 milhões de passageiros
Carga 11,5 Mil toneladas de Carga
Capacidade anual 6,200,000 - etapa inicial
11,000,000 - 2ª etapa
[1]
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície
12/30
3 000  m (9 843 ft)

O Aeroporto Internacional de Natal — Governador Aluízio Alves (IATA: NATICAO: SBSG) é um complexo aeroportuário brasileiro, localizado na Região Metropolitana de Natal, no município de São Gonçalo do Amarante. Situa-se a 24 Km do Centro de Natal e a 40 Km da Praia de Ponta Negra, onde se concentra a maior parte da zona hoteleira da capital potiguar.

É administrado integralmente pelo Consórcio Inframérica.[2] Nas ultimas pesquisas realizadas é o melhor aeroporto do Brasil na sua categoria. É o único que obteve nota máxima (5,0) em facilidade de realizar conexão. Possui o título concedido pela SAC de Aeroporto mais limpo e cordial do país. Em Setembro de 2015 o terminal ganhou o Prêmio UPIS de Turismo na categoria Melhor Aeroporto do Brasil, eleito pelo voto popular. Já foi eleito duas vezes pela SAC como melhor terminal aeroportuário do Brasil.

Primeiro aeroporto concedido pelo Governo Federal à iniciativa privada no país,[3] o novo terminal possui a capacidade anual de 6,2 milhões de passageiros e foi inaugurado em 31 de maio de 2014.[4][5] Contratualmente, o aeroporto Aeroporto Internacional Augusto Severo, antigo terminal aeroportuário, foi desativado assim que o novo terminal começou a operar. Hoje, o terminal do Nordeste e um dos mais modernos do Brasil. Possui pista de 3000 metros de comprimento por 60 de largura e a maior capacidade de pista do Nordeste do Brasil, podendo operar até 30 movimentos por hora. O Aeroporto dispõe de 8 pontes de embarque e 45 balcões de Check-in. Wi-fi grátis para todos os passageiros, Check-in compartilhado, 12 totens de Self Check-in, Self Bag Tag e sistema de bagagens cem porcento automatizado.

Conjuntamente com a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Macaíba, polo de atração de empresas exportadoras,[6] a premissa é elevar o grau de competitividade do transporte de cargas e passageiros no Estado devido a sua proximidade com o continente europeu.[7] O complexo é visto pelas autoridades políticas como uma das alavancas para a economia potiguar nos próximos anos.[8]

O aeroporto possui a denominação oficial de Aeroporto Internacional do Rio Grande do Norte/São Gonçalo do Amarante - Governador Aluízio Alves, por força da lei nº 12.920 de dezembro de 2013 [9]

Acessos

O aeroporto ligar-se-á a duas rodovias federais. O acesso norte é realizado pela BR-406, com acesso direto à capital do estado e a BR-101 Norte. Já o acesso sul deverá ser realizado pela conjunção das BR 226 e 304, que dá acesso ao município limítrofe de Parnamirim e a BR-101 sul. O acesso norte já foi entregue e o acesso sul está previsto para 2016.[10] A bancada Federal do Rio Grande do Norte colocou como emenda Impositiva os acessos ao Aeroporto.

Já segue em Implantação o sistema de VLT (Veículo Leve sob Trilhos) que interligará o centro da cidade ao Aeroporto de Natal.

Histórico

Até 2014

Construção do Aeroporto.

Com o intuito de separar a aviação civil da militar (o Aeroporto Augusto Severo está contíguo a Base Aérea de Natal), as primeiras desapropriações dos terrenos começaram em 1996[11]. Entre 1997 e 2000, o terreno foi cercado, terraplanado e desmatado. Somente em 2009, contudo, é que um termo de cooperação entre a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), e o 1º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro foi assinado com o intuito de construção das pistas de pouso, compreendendo ainda as pistas de táxi, infraestrutura de balizamento e proteção ao voo, sistema de drenagem, pátio de estacionamento de aeronaves, e acesso terrestre dentro do sítio aeroportuário.[12] Em fevereiro de 2008, o decreto nº 6373 inclui o aeroporto no Programa Nacional de Desestatização.[13]

Mais de 15 anos depois do início das obras, o aeroporto é incluído na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014, ganhando maior celeridade.[14] Em 12 de maio de 2011, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou o edital de concessão do aeroporto.[15] O leilão para a escolha do consórcio vencedor tinha a previsão de ocorrer inicialmente em 19 de julho, sendo adiado posteriormente para 22 de agosto[16] na Bolsa de Valores de São Paulo [17]. No dia 22 de agosto, às 11 horas da manhã, o Consórcio Inframérica Aeroportos (formado pelas empresas Infravix, do grupo brasileiro Engevix, e pela argentina Corporación América)[18][19] venceu o leilão que foi bastante disputado e ganhou o direito de construir e administrar o complexo aeroportuário por 25 anos.[20]. No dia 28 de novembro de 2011, com a presença da presidente da república Dilma Rousseff, foi assinado o contrato de concessão do aeroporto ao Consórcio Inframérica. Com a assinatura, as obras do terminal de passageiros e cargas, a cargo da concessionária, começaram em agosto de 2012.[21]

Com a celeridade da construção do terminal, as obras de acesso ao aeroporto, objeto de repercussão na imprensa nacional devido aos atrasos, só foram iniciadas em novembro de 2013.[22]

Nova logomarca do aeroporto com símbolo da Inframerica

Em dezembro de 2013, o Exército finaliza as obras sob sua responsabilidade.[23] Ainda neste mês, o aeroporto teve sua denominação modificada por força da lei 12.920, de 24 dezembro de 2013, que o nomeia como "Aeroporto Internacional do Rio Grande do Norte/São Gonçalo do Amarante - Governador Aluízio Alves",[24] em homenagem a Aluísio Alves, político potiguar que ocupou vários cargos públicos, entre eles o de governador do Estado no período de 1961 e 1965.[25]

O aeroporto iniciou suas atividades em 31 de maio de 2014, às 8 horas da manhã. O primeiro pouso realizado foi de um avião da TAM Linhas Aéreas. O aeroporto recebe tanto voos nacionais como internacionais, como os da companhia TAP Portugal.[26] O acesso norte, devidamente pavimentado e iluminado, também foi inaugurado junto ao terminal.[27]

Em funcionamento desde 31 de maio de 2014, o aeroporto foi inaugurado oficialmente em 9 de junho de 2014.[28]

2015

Sala de Embarque

De olho na modernidade do novo Aeroporto Internacional de Natal, muitas companhias demonstraram interesse em operar no local. A Gol anunciou seu voo para Buenos Aires, na Argentina, depois a TACV Cabo Verde Airlines anunciou que terá um voo semanal a partir de Novembro para Ilha do Sal e demais conexões. A TAP já opera na rota de Lisboa há alguns anos, assim como a Italiana Meridiana, anunciou mais uma rota partindo da capital potiguar até Milão.

Em 2015, a TAM Linhas Aéreas afirmou que Natal está disputando com Recife e Fortaleza, um centro de conexões aéreas (HUB).

Em junho, a Azul anunciou a inclusão de mais voo de Campinas, em São Paulo, e de Belo Horizonte (Confins), em Minas Gerais. A GOL lançou a rota semanal Natal-Porto Alegre (RN-RS), dentre tantos outros voos. No setor de cargas, a Companhia Alemã Lufthansa Cargo anunciou Natal como destino de uma de suas rotas, ficando: Frankfurt – Dakar – São Paulo-Viracopos – Natal – Dakar – Frankfurt. Voo que acontece uma vez por semana, sempre nos domingos.

A partir do segundo semestre de 2016 entrará em operação no Aeroporto de Natal o Centro de Distribuição Internacional dos Correios. Este será o quarto Centro de Tratamento Internacional (CTI) em todo o país. Atualmente, de acordo com o diretor, os armazéns da empresa em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são responsáveis pela distribuição de cargas no Brasil inteiro. O objetivo do investimento é que o equipamento novo possa desconcentrar a atividade e servir para a distribuição de cargas nas regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste do país. Quando estiver em operação total, o espaço terá capacidade para armazenar 40 mil encomendas por dia. Somente para fiscalizar toda a demanda, a Receita Federal precisará de mais de 25 fiscais.

Destinos

HUB

Empresa Data
Ficheiro:Correios variaveis.png Início em 2016.
Concorrendo com Recife e Fortaleza.

Nacionais

Companhias Destinos
Brasília, São Paulo-Gruarulhos
Ficheiro:Azul Brazilian Airlines logo.png(Focus City) Belo Horizonte-Confins, Campinas, Fortaleza, Fernando de Noronha, Recife, Salvador, Goiânia, Maceió, João Pessoa, Aracajú, Goiania,São Paulo-Guarulhos, São Paulo-Congonhas (02/04/16), Brasília.
(Focus City) Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro-Galeão, São Paulo-Guarulhos
(Focus City) Brasília, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro-Galeão, Salvador, São Paulo-Congonhas (Em breve), São Paulo-Guarulhos, São Luis, Recife, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre, Campinas , Londrina.

Internacionais

Companhias Destino
Milão
Lisboa
Ilha do Sal
Buenos Aires

Cargas

Companhias Destinos Rota:
Frankfurt Frankfurt – Dakar – São Paulo-Viracopos – Natal – Dakar – Frankfurt

Novos Voos (em breve)

Nacionais

  • Curitiba-PR
  • Mossoró-RN
  • Uberlândia-MG

Facilidades

O Aeroporto de Natal dispõe de inúmeras opções gastronômicas. Ainda possui um centro comercial arrojado com lojas modernas e de abrangência internacional.

Lojas:

  • Aerotur
  • Global Exchange
  • SOL Câmbio
  • Luck Receptivo
  • Potiguar Turismo CVC
  • True Star Secure Bag
  • Whel Tour
  • Dufry Duty Free
  • Dufry Shopping
  • Hudson News
  • Hudson
  • Natal Transfer
  • P&P Turismo
  • Van Service
  • 24 Horas Turismo
  • AeroFarma
  • Banco24Horas
  • TAM
  • GOL
  • Avianca
  • Azul
  • TAP

Alimentação:

  • Bob's
  • Menina Bonita Tapioca House
  • Subway
  • Sabor da Casa (Bolo de Rolo)
  • Soy Paletero
  • Pizza Hut
  • Salosino
  • Casa do Pão de Queijo
  • Espaço Árabe

Aluguel de Carros:

  • Localiza
  • Avis
  • Hertz
  • Movida
  • Unidas
  • Serra Dourada

Táxi

  • Coopcon

Referências

  1. Copa 2014 - Informações Aeroporto de São Gonçalo do Amarante
  2. G1 - Consórcio Inframérica vence leilão de Aeroporto
  3. EBC - Governo assinará contrato de concessão do primeiro aeroporto privatizado do país
  4. Início das operações do novo aeroporto do RN é adiado para maio
  5. De Fato - Inframérica anuncia data de inauguração do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante
  6. Tribuna do Norte - Contrato de concessão da ZPE de Macaíba é assinado
  7. Novo aeroporto nasce com potencial de gigante
  8. «DN Online». Consultado em 29 de Dezembro de 2010  Texto " Aeroporto de São Gonçalo deve ser concluído em 2012; já são 12 anos de atraso" ignorado (ajuda)
  9. Lei LEI Nº 12.920, DE 24 DEZEMBRO DE 2013
  10. Obra de acessos atrasa, e aeroporto do RN pode ficar isolado na Copa
  11. Desapropriações do aeroporto devem custar R$ 2,5 milhões
  12. Exército antecipa entrega de obras no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante
  13. DECRETO Nº 6.373, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2008.
  14. Aeroporto do RN pode não ficar pronto a tempo para a copa
  15. UOL - Edital para concessão de aeroporto no Rio Grande do Norte é publicado; leilão será em julho
  16. G1 - Primeiro aeroporto a ser concedido pelo governo tem leilão adiado
  17. Tribuna do Norte - Aeroporto de São Gonçalo será leiloado em 19 de julho
  18. UOL - Inframérica fica com aeroporto no RN por R$170 milhões
  19. Estadão - Inframérica vence leilão de aeroporto no RN com ágio de 228,8%
  20. G1 - Consórcio Inframérica vence leilão de aeroporto São Gonçalo do Amarante
  21. Aeroporto de São Gonçalo inicia voos em abril de 2014
  22. Governo garante obra dos acessos
  23. Exército entrega obras do aeroporto de São Gonçalo na sexta-feira
  24. Estadão - Lei muda nome do Aeroporto São Gonçalo do Amarante (RN)
  25. Dilma oficializa Aeroporto Governador Aluízio Alves
  26. Anac libera 'Augusto Severo' para receber voos intenacionais
  27. Com investimentos de R$ 500 mi, RN ganha novo aeroporto neste sábado
  28. G1 - Novo aeroporto do RN é oficialmente inaugurado após 10 dias em operação

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Natal
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.