Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional
Jomo Kenyatta
Kenyatta International Airport Aerial.JPG
IATA: NBO - ICAO: HKJK
Tipo Civil e militar
Administração Autoridade Aeroportuária de Quênia
Serve Nairóbi
Localização Não disponível
Inauguração 1 de maio de 1958 (56 anos)


Altitude 1,624 m (5 ft)
Movimento em 2010 5,48 milhões passageiros
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
06/24 4,117 m (14 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, (código IATA: NBO, código OACI: HKJK) anteriormente chamado Aeroporto Embakasi e Aeroporto Internacional de Nairóbi, é a maior instalação de aviação do Quênia, e é o aeroporto com mais movimento da África Oriental. É o sexto aeroporto mais movimentado na África. O aeroporto recebe seu nome do primeiro-ministro e presidente do Quênia, Jomo Kenyatta.

O aeroporto Kenyatta está localizado em Embakasi, um subúrbio ao sudeste de Nairóbi. O aeroporto está localizado a 15 quilômetros do centro de Nairóbi, e nos limites da cidade. A Autovia Mombaça discorre adjacente ao aeroporto, e é o principal anexo de união entre Nairóbi e o aeroporto.

O aeroporto é a base de operações principal da Kenya Airways e da Five Forty Aviation. O aeroporto Jomo Kenyatta conta com a pista 06/24. A cabeceira 06 está equipada com ILS e é utilizada tanto para descolagens como para aterrissagens. O aeroporto conta com um terminal construído nos anos 70. O antigo terminal "Embakasi", agora utilizado para carga e instalação de treinamento da Força Aérea do Quênia, foi construído antes dos anos 60.

Em 2008, o aeroporto recebeu 5.160.000 passageiros.

História[editar | editar código-fonte]

Uma vista frontal do Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, 2006.

O Aeroporto de Nairóbi Embakasi foi inaugurado em maio de 1958, pelo outrora Governador do Quênia, Evelyn Baring. O aeroporto ia ser inaugurado pela Rainha Mãe, no entanto, sofreu um atraso na Austrália e não pôde realizar a cerimônia.[1]

O atual terminal foi construído mais tarde do outro lado da pista e o aeroporto foi rebatizado como Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta. O antigo terminal é também conhecido como Antigo Aeroporto de Embakasi e é utilizada pela Força Aérea de Quênia.[2]

Incêndio do 7 de Agosto 2013[editar | editar código-fonte]

Um gigantesco incêndio tomou o principal aeroporto do Quênia no 7 de Agosto 2013, forçando o fechamento do aeroporto, um dos mais importantes da África Oriental.[3] [4] O incêndio tomou grandes proporções e destruiu a área de chegadas internacionais, onde os passageiros passam pelo controle de imigração e retiram suas bagagens.[5] Não houve vítimas.

Linhas Aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Linhas Aéreas de cargueiras[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]