Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo
Cape Town International Airport
CPTarpt.jpg
IATA: CPT - ICAO: FACT
Tipo Público
Administração Não disponível
Serve Cidade do Cabo
Localização Não disponível
Inauguração Não disponível


Altitude 1,680 m (6 ft)
Movimento em 2007 8.320.000
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
01/19 3 310 m (10 860 ft) Asfalto
16/34 1 700 m (5 577 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo (IATA: CPTICAO: FACT) é um aeroporto na Cidade do Cabo, África do Sul. Este aeroporto é um hub da South African Airways. O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo é o Segundo maior da África do sul, atrás do Aeroporto Internacional de Johannesburgo, o terceiro maior da África e terceiro maior em desembarque de turistas na África. Até a metade da década de 1990 o aeroporto se chamou DF Malan Airport após o primeiro-ministro Daniel François Malan.

Terminais[editar | editar código-fonte]

O AICC possui 5 terminais:

  • Desembarques internacionais
  • Partidas internacionais
  • Desembarques domésticos
  • Partidas domésticas, pela South African Airways
  • Partidas domésticas por outras companhias

Os terminais estão dispostos numa linha adjacente à rua interna do aeroporto, e estão a uma distância razoável unas de outras para circular entre elas caminhando. Atualmente, só o terminal internacional conta com passarelas de acesso a aeronaves. No aeroporto sendo realizadas contínuas melhoras devido ao rápido aumento do turismo e das viagens de negócios, além de preparar-se para a Copa Mundial da FIFA África do Sul 2010.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Em 2007, o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo teve um movimento de 8,320,000 passageiros ( 12,9% em relação a 2003), e 92.315 vôos.

Linhas aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Ampliação[editar | editar código-fonte]

No Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo estão em andamento importantes obras de renovação e ampliação a um custo total de 1,3 bilhões de rands para satisfazer aos 14 milhões de passageiros que se esperam para 2015. O novo Terminal Internacional já foi concluído, o primeiro dos dois estacionamentos para automóvel é habilitado e adjacente ao Terminal Doméstico. A segunda começará a ser construída em abril de 2007 e estará localizada em frente do Terminal Internacional e proverá estacionamento adicional para 2,500 automóveis. O único acesso ao aeroporto será reconfigurado para oferecer um acesso de dois níveis, o acesso do nível inferior para as chegadas e o do nível superior para as saídas. Isto incrementará a capacidade do aeroporto e alterará significativamente o seu aspecto. As obras já estão em curso e se espera que sejam finalizadas em 2009. Os Terminais Domésticos estão recebendo uma completa reforma conjuntamente com um novo edifício para o terminal central a um custo de 900 milhões de rands, ligando os terminais internacional e doméstica. O Terminal Doméstico será renovado e expandido, com o Terminal Central que permitirá operar um maior número de vôos (tanto internacionais como domésticos, já sejam partidas ou desembarques). Complementando o incremento na capacidade, pontes de embarque de vidro adicionais serão agregados para facilitar o acesso direto aos aviões.

Administração[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo é administrado por Airports Company South Africa, o qual é responsável pelos principais aeroportos da África do Sul. Dantes da formação de Airports Company South Africa, todos os aeroportos eram geridos diretamente pelo Estado. O Departamento de Transporte continua sendo o acionista majoritário na empresa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]