Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo
Aeroporto
Cape Town International Airport
Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo
IATA: CPT - ICAO: FACT
Características
Tipo Público
Administração Airports Company South Africa
Serve Cidade do Cabo, Cabo Ocidental, África do Sul
Inauguração 1954 atual
Coordenadas 33° 58' 10" S 18° 35' 50" E
Altitude 46 m (151 ft)
Movimento de 2015
Passageiros 9,700,000
Aéreo 79,551
Principais companhias
Website oficial Página oficial
Mapa
CPT está localizado em: África do Sul
CPT
Localização do aeroporto na África do Sul

O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo (IATA: CPTICAO: FACT) é um aeroporto na Cidade do Cabo, África do Sul. Este aeroporto é um hub da South African Airways. O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo é o segundo maior da África do sul, atrás do Aeroporto Internacional de Johannesburgo, o terceiro maior da África e terceiro maior em desembarque de turistas na África. Até a metade da década de 1990 o aeroporto se chamou DF Malan Airport, do nome do primeiro-ministro Daniel François Malan.

Terminais[editar | editar código-fonte]

O AICC possui 5 terminais:

  • Desembarques internacionais
  • Partidas internacionais
  • Desembarques domésticos
  • Partidas domésticas, pela South African Airways
  • Partidas domésticas por outras companhias

Os terminais estão dispostos numa linha adjacente à rua interna do aeroporto, e estão a uma distância razoável unas de outras para circular entre elas caminhando. Atualmente, só o terminal internacional conta com passarelas de acesso a aeronaves. No aeroporto sendo realizadas contínuas melhoras devido ao rápido aumento do turismo e das viagens de negócios, além de preparar-se para a Copa Mundial da FIFA África do Sul 2010.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Em 2007, o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo teve um movimento de 8,320,000 passageiros ( 12,9% em relação a 2003), e 92.315 voos.

Linhas aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Ampliação[editar | editar código-fonte]

No Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo estão em andamento importantes obras de renovação e ampliação a um custo total de 1,3 bilhão de rands para satisfazer aos 14 milhões de passageiros que se esperam para 2015. O novo Terminal Internacional já foi concluído, o primeiro dos dois estacionamentos para automóvel é habilitado e adjacente ao Terminal Doméstico. O segundo estacionamento começará a ser construído em abril de 2007 e estará localizado em frente do Terminal Internacional, provendo estacionamento adicional para 2500 automóveis. O único acesso ao aeroporto será reconfigurado para oferecer um acesso de dois níveis, o acesso do nível inferior para as chegadas e o do nível superior para as saídas. Isto incrementará a capacidade do aeroporto e alterará significativamente o seu aspecto. As obras já estão em curso e se espera que sejam finalizadas em 2009. Os Terminais Domésticos estão recebendo uma completa reforma conjuntamente com um novo edifício para o terminal central a um custo de 900 milhões de rands, ligando os terminais internacional e doméstica. O Terminal Doméstico será renovado e expandido, com o Terminal Central que permitirá operar um maior número de voos (tanto internacionais como domésticos, já sejam partidas ou desembarques). Complementando o incremento na capacidade, pontes de embarque de vidro adicionais serão agregados para facilitar o acesso direto aos aviões.

Administração[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo é administrado por Airports Company South Africa, o qual é responsável pelos principais aeroportos da África do Sul. Dantes da formação de Airports Company South Africa, todos os aeroportos eram geridos diretamente pelo Estado. O Departamento de Transporte continua sendo o acionista majoritário na empresa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo