Aeroporto Internacional da Cidade do México

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Aviação.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Setembro de 2008.

Aeroporto Internacional da Cidade do México
Benito Juárez
Benitojuarezarptaerial.jpg
IATA: MEX - ICAO: MMMX
Tipo Público/Militar
Administração Grupo Aeroportuário do Vale do México
Serve Cidade do México
Localização Cidade do México,  México
Inauguração 15 de maio de 1931


Altitude 2 238 m (7 343 ft)
Movimento em 2011 26,3 mi de passageiros
417 mi t de carga
348 561 aeronaves
Capacidade anual 32 mi de passageiros
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
05L/23R 3 900 m (12 795 ft) Asfalto
05R/23L 3 952 m (12 966 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional da Cidade do México - Benito Juárez (em espanhol Aeropuerto Internacional de la Ciudad de México ou AICM) serve a Cidade do México, capital do México. Embora esse não fosse seu nome oficial por várias décadas, foi nomeado formalmente após o bicentenário do presidente Benito Juárez em 2006, e é o principal aeroporto doméstico e internacional do México, oferecendo vôos para mais de 100 destinos ao redor do mundo.

O AICM é o aeroporto mais movimentado da América Latina e é um dos 30 mais importantes do mundo em termos de passageiros, operações e carga. O aeroporto compreende uma larga variedade de opções para os passageiros, com um hotel localizado dentro do Terminal 1 (Hilton e dois hotéis adjacentes: Camino Real e JR Inn), como outro é esperado no futuro Terminal 2.

Planos para construir um segundo aeroporto em Texcoco (estado do México) ou Tizayuca (cidade do estado de Hidalgo) a fim de auxiliar as operações do AICM foram realizados pelo governo entre 2001-02, mas foram adiados para o futuro, devido a resistência dos fazendeiros locais insatisfeitos com o preço oferecido por suas terras. Por causa disso, o Aeroporto Internacional da Cidade do México está passando pela sua maior obra, incluindo novas alas no Terminal 1 (ala E) e um novo terminal, Terminal 2 (T2), este para processar adicionalmente 12 milhões de passageiros por ano, além dos atuais 24 milhões que serve o Terminal 1. Com a abertura do T2, anunciou-se que este seria o primeiro aeroporto na América Latina capaz de receber o Airbus A380, porem o Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos já o recebeu em 2007.

A expansão do Terminal 1 já foi concluída, incluindo um nova Ala Internacional (F), novos corredores para aumentar o fluxo de passageiros, a divisão de embarque e desembarque em diferentes níveis, um novo corredor que conecta a ala H com a F e a área de check-in (J) com um novo Duty Free, a construção de um novo nível para o lado doméstico do prédito, um novo saguão na área de embarque das áreas de check-in doméstico, a expansão do saguão interno B, como 15 novas esteiras de baguages nos saguões E3, E4 e C2. Também a remodelação da imagem externa de ambos, partes da alfândega, imigração e salas de embarque do terminal e interiores.

O aeroporto será capaz de competir com os maiores aeroportos do mundo, como também oferecer qualquer serviço disponível num aeroporto. A construção do Terminal 2 significa a introdução de um novo tipo de serviço no país, deste que será, junto com o Terminal A de Monterrey, a infra-estrutura aeroportuária mais moderna do México, com a introdução de um sistema de transporte interno na Cidade do México. Após o Termonal 2 estar em plena capacidade operacional, as aeronaves que pousarão na pista da direita usarão o terminal da direita e vice-versa, reduzindo em cerca de 10 minutos o tempo por aeronave, do pouso até o estacionamento no portão de embarque.

Quando a obra do terminal estiver concluída, o aeroporto terá 59 portões de embaque, bem como 31 posições remotas, num total de 90 posições de estacionamento para aeronaves.

Em 28 de novembro de 2004, o The Arizona Republic, um jornal norte-americano, publicou um artigo dizendo que após os ataques de 11 de setembro o Aeroporto Internacional Benito Juárez manteve sua área spotting aberta ao público, enquanto que um grande número de aeroportos por todo o mundo decidiram fechá-las. O The Republic estima que cerca de 300 visitantes e 100 aeromodelistas e vendedores de comida são atraídos para a área todos os dias. O diretor do aeroporto contou ao jornal que decidiu autorizar a área aberta porque oferecia uma alternativa gratuita para famílias de baixa renda passarem o dia.[carece de fontes?]

Terminais e destinos[editar | editar código-fonte]

Terminal 1[editar | editar código-fonte]

Saguão Doméstico ( A1 a E18)[editar | editar código-fonte]

Aerolíneas Destinos
Aviacsa [Reinicia Primer Semestre 2011]
Interjet Acapulco [estacional], Cancún, Chetumal, Chihuahua, Ciudad del Carmen, Ciudad Juárez, Ciudad Obregón, Culiacán, Guadalajara, Hermosillo, Huatulco, Ixtapa/Zihuatanejo [estacional], Los Cabos, Los Mochis, Mérida, Monterrey, Puerto Vallarta [estacional], Tampico, Tijuana, Tuxtla Gutiérrez, Veracruz, Villahermosa.
Magnicharters Cancún, Huatulco, Ixtapa/Zihuatanejo, Los Cabos, Manzanillo, Mérida, Monterrey, Puerto Vallarta
Mexicana de Aviacion [Reinicia Primer Semestre 2011]
Viva Aerobus Acapulco [inicia Abril 1], Cancún, Ciudad Juárez [inicia Marzo 1], Culiacán [inicia Marzo 1], Huatulco [inicia Abril 1], Guadalajara, Los Cabos [inicia Abril 1], Mazatlán, Mérida [Inicia Marzo 25], Monterrey, Oaxaca, Puerto Vallarta, Tampico [inicia Marzo 25] Torreón/Gómez Palacio [inicia Marzo 1], Tuxtla Gutierrez, Veracruz [inicia Marzo 1], Villahermosa
Volaris Cancún, Chihuahua, Culiacán, Guadalajara, Hermosillo, La Paz, Los Cabos, Mérida, Mexicali, Tijuana,

Saguão Internacional(F19 a H36-A)[editar | editar código-fonte]

Nova Companhia Aérea[editar | editar código-fonte]

A Companhia Aérea Brasileira TAM Airlines, anunciou que a partir do dia 30 de outubro de 2011 irá operar vôos diários para a Cidade do México, partindo de São Paulo, Guarulhos (Brasil). O destino é ideal tanto para quem vai a negócios quanto para quem vai a lazer. Os vôos serão operados pela aeronave A330 com três classes de serviços: Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica. Serão 4 assentos na Primeira Classe, 24 assentos na Executiva e 195 assentos na Econômica, totalizando 223 lugares. Todas as pessoas podem adquirir os bilhetes no site da Companhia: www.tam.com.br

Terminal 2[editar | editar código-fonte]

Embora o T2 foi originalmente planejado para ser inaugurado em 30 de novembro de 2006, por causa de atrasos ainda está em construção. Quando aberto, irá abrigar os destinos domésticos e internacionais dos membros da aliança aérea SkyTeam voando dentro da Cidade do México, incluindo os destinos da Aeroméxico. O T2 irá compreender duas alas, A para operações domésticas e B para vôos internacionais, significando que os saguões A e F1, assim como a ala H (portões H26-H36A) no Terminal 1 estarão livres para outra companhia aérea operar.

Um famoso arquiteto que construiu alguns arranha-céus na Área de Santa Fé, Cidade do México, projetou a nova Sala VIP da Aeroméxico, com instalações que irão oferecer aos passageiros das primeira classe e executiva o melhor espaço possível.

O novo Terminal 2 para Skyteam será aberto ao público em agosto de 2007 e as seguintes companhias aéreas vão operar:

Nacional (Portas 63 a 75-F)[editar | editar código-fonte]

Aerolíneas Destinos
ArgentinaAerolíneas Argentinas Buenos Aires
MéxicoAeroméxico San José, San Pedro Sula, Acapulco, Aguascalientes, Cancun, Chihuahua, Ciudad Juárez, Culiacán, Guadalajara, Hermosillo, Leon, Los Cabos, Mérida, Monterrey, Torreón, Atlanta, Denver, Chicago, Houston, Las Vegas, Los Angeles, Miami, Nova York, Ontário, Phoenix, San Diego, San Francisco, Toronto, Buenos Aires, São Paulo, Santiago, Lima, Xangai, Tóquio, Madri e Paris.
Canadá Air Canada Montreal, Toronto, Vancouver
França Air France Paris
Estados Unidos Alaska Airlines Los Angeles
Estados Unidos American Airlines Chicago, Dallas, Miami
Colômbia Avianca Bogotá
Inglaterra British Airways Londres
Cuba Cubana de Aviación Havana
Espanha Iberia Madri
Países Baixos KLM Amsterdã
Guatemala LACSA Cidade da Guatemala, San José
Alemanha Lufthansa Frankfurt, Dallas
PeruTACA Perú Lima
Estados Unidos United Airlines Chicago, Denver [Sazonal], Los Angeles, São Francisco, Washington
Estados Unidos US Airways Charlotte e Phoenix
Brasil TAM Linhas Aéreas São Paulo
Aerolíneas Destinos
Aeromar Acapulco, Aguascalientes, Ciudad Victoria, Colima, Durango [inicia Marzo 14], Huatulco, Ixtapa/Zihuatanejo [inicia Abril 1], Lázaro Cárdenas, Manzanillo, Matamoros [inicia Abril 1], Morelia, Piedras Negras, Poza Rica, Puerto Escondido, Saltillo, San Luis Potosí, Tepic, Xalapa, Veracruz, Zacatecas
Aeroméxico Acapulco, Cancún, Chihuahua, Ciudad Juárez, Culiacán, Guadalajara, Hermosillo, Los Cabos, Mazatlán, Mérida, Mexicali, Monterrey, Puerto Vallarta, Tijuana, Tuxtla Gutiérrez , Villahermosa
Aeroméxico Connect Acapulco, Aguascalientes, Campeche, Chihuahua, Ciudad del Carmen, Ciudad Obregón, Culiacán, Durango, Guadalajara, Ixtapa/Zihuatanejo, La Paz, León/El Bajío, Los Cabos, Los Mochis, Matamoros, Mazatlán, Mérida, Minatitlán/Coatzacoalcos, Monterrey, Morelia, Nuevo Laredo, Oaxaca, Poza Rica, Puerto Vallarta, Reynosa, San Luis Potosí, Tampico, Tapachula, Tijuana, Torreón/Gómez Palacio, Tuxtla Gutiérrez, Veracruz, Villahermosa, Zacatecas
Aeroméxico Travel Cancún, Cozumel, Huatulco, Mazatlán, Puerto Vallarta

Ala Internacional B (Portas 52-62)

Companhias aéreas antigas[editar | editar código-fonte]

Metrô e serviço de ônibus[editar | editar código-fonte]

O aeroporto é servido pela estação de Metrô Terminal Aérea, localizada dentro do ala doméstica; e também por um Terminal de Ônibus, qual oferece várias linhas de ônibus [1] com rotas para Cuernavaca, Puebla, Querétaro, Toluca, Pachuca e Córdoba. Apesar do aeroporto sempre ter uma área de ônibus, o terminal foi construído em 2003, para acomodar os muitos passageiros que utilizam o serviço de ônibus.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional da Cidade do México

|}|}

Aerolíneas Destinos
Aeroméxico Barcelona, Bogotá, Buenos Aires-Ezeiza, Chicago-O'Hare, Denver [estacional], Houston-Intercontinental, La Habana, Las Vegas, Lima, Los Ángeles, Madrid, Manaus (em breve), Miami, Montréal-Trudeau, Nueva York-JFK, Orlando, París-Charles de Gaulle, San Francisco, San José de Costa Rica, Santiago de Chile, São Paulo-Guarulhos, Shanghai-Pudong, Tokyo-Narita
Aeroméxico Connect Houston-Intercontinental, San Antonio, San Pedro Sula
Aeroméxico Travel Punta Cana
Copa Airlines Colombia Bogotá
Continental Airlines Houston-Intercontinental, Newark
Continental Express operado por ExpressJet Airlines Houston-Intercontinental
Copa Airlines Ciudad de Panamá
Delta Air Lines Atlanta, Detroit, Minneapolis/St. Paul, Nueva York-JFK, Salt Lake City
LAN Airlines Santiago de Chile
LAN Perú Lima
TAM Airlines São Paulo (GRU)