Aeroporto Internacional de Brisbane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brisbane Airport
Brisbane International Airport.jpg
IATA: BNE - ICAO: YBBN
Sumário
Administração Pública
Operadora Brisbane Airport Corporation Pty Limited
Serve Brisbane, Queensland
 Austrália
Inaugurado em 1925
Movimento (2008) 18.523.979 passageiros
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
m ft
01/19 3,560 11,680 pavimentada
14/32 1,700 5,577 pavimentada

O Aeroporto Internacional de Brisbane (em Inglês: Brisbane International Airport) é o único aeroporto para passageiros servindo a cidade de Brisbane e é o segundo mais movimentado aeroporto da Austrália. Localiza-se à oito milhas, ou treze quilómetros da zona central da cidade. Este aeroporto serve também como um hub para a Virgin Blue, como um hub secundário para Qantas e também é a filial da companhia aérea Jetstar. Este aeroporto tornou-se recentemente o centro de operações da nova companhia aérea australiana, V Austrália. Faz parte da rota Brisbane-Sydney, que é a décima primeira rota mais utilizada no mundo e a sétima na região da Ásia-Pacífico.

Este aeroporto tem um terminal doméstico, uma internacional e um para carga e duas pistas. O acesso ao Aeroporto de Brisbane desde o centro da cidade é através da auto-estrada M1 Gateway ou pelo serviço de Airtrain, que está interligada ao sistema de comboio urbano de Brisbane.

Títulos[editar | editar código-fonte]

O terminal recebeu o Prêmio Águia (Eagle Award) pela IATA em 2005, é apenas o segundo aeroporto australiano a receber esta distinção. Em Julho de 2007, o Aeroporto Brisbane foi nomeado como o melhor aeroporto região da Oceânia pela Skytrax World Airport Awards.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Brisbane