Aeroporto Internacional de Cabul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de Cabul
دکابل نړیوال هوایی ډګر
میدان بین المللی کابل
Kabul International Airport in 2008.jpg
IATA: KBL - ICAO: OAKB
Tipo Público/militar
Administração Forças Armadas da Polônia
(como parte da ISAF)[1] [2]
Abril - Setembro de 2009
Serve Cabul
Localização Não disponível
Inauguração Não disponível


Altitude 1 789 m (5 869 ft)
Movimento em 2013 Não disponível
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície

O Aeroporto Internacional de Cabul (IATA: KBLICAO: OAKB) (em pachto: دکابل نړیوال هوایی ډګر; persa: میدان بین المللی کابل), também conhecido como Aeroporto Khwaja Rawash, é o principal aeroporto do Afeganistão. Localiza-se a 16 quilômetros do centro de Cabul, capital do país. Também é conhecido pela sua sigla em inglês, KAIA.

Foi construído no início da década de 1960, numa época em que o Afeganistão estava sendo modernizado e alcançando o resto dos países vizinhos. Durante os 10 anos da invasão soviética (1979-1989), o aeroporto ficou totalmente sob o controle do Exército Vermelho. Com a retirada das tropas soviéticas passou para controle das forças armadas afegãs, aliadas dos soviéticos, e posteriormente foi dominado por milícias privadas até o fim de 2001, quando os Estados Unidos e outros aliados invadiram o país.

Após esta invasão o Aeroporto de Cabul passou a ser utilizado unicamente para as Forças Armadas dos Estados Unidos e a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), uma força de paz liderada pela OTAN. Após o fim das sanções das Nações Unidas ao país, no início de 2002, pôde finalmente voltar a ser usado por companhias aéreas civis. As tropas americanas e da ISAF, juntamente com a Aeronáutica da Romênia, comandam o setor militar do aeroporto e cuidam de sua segurança, enquanto a Polícia Nacional Afegã e o exército do país controlam a segurança dentro e em torno do aeroporto.

Em novembro de 2008 o presidente afegão Hamid Karzai inaugurou um novo terminal, construído com fundos doados pelo Japão como parte dos esforços de reconstrução do país, após décadas de conflito.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aeroporto Internacional de Cabul