Aeroporto Internacional de El Alto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de El Alto
El Allto airport.jpg
IATA: LPB - ICAO: SLLP
Tipo público
Administração Aeropuertos Abertis (SABSA)
Serve La Paz
Localização Não disponível
Inauguração Não disponível


Altitude 4 061 m (13 323 ft)
Movimento em 2008 833 212
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
10R/28L 4 000 m (13 123 ft) Concreto
10L/28R 2 050 m (6 726 ft) Grama


O Aeroporto Internacional de El Alto serve a cidade de La Paz, Capital Federal da Bolívia ((códigos |IATA LPB |ICAO SLLP)). Sua Pista, de cabeceiras direcionadas a 10/28, tem 4.000 metros de comprimento e é construída em concreto. O aeroporto está localizado na cidade de El Alto, próximo a La Paz, que serve o tráfego aéreo nacional e internacional. A uma altitude de 4.061 metros, é um dos aeroportos internacionais mais altos do mundo.

Operadores[editar | editar código-fonte]

Em 1 de março de 1997, o governo da Bolívia firmou contrato com o Grupo do Aeroporto Internacional para operar os três maiores aeroportos da Bolívia - (Aeroporto El Alto), em La Paz, Jorge Wilstermann Aeroporto em Cochabamba e Aeroporto Internacional Viru Viru em Santa Cruz. Servicios de Aeroportos Bolivianos Sociedade anónima (SABSA) foi criada para operar a concessão. Em 1999 o Aeroporto Internacional foi comprado pelo Grupo TBI plc, e, em 2004, da Espanha Abertis / adquiridos AENA TBI.

Incidentes[editar | editar código-fonte]

Em 8 de março de 2006, um Learjet, aeronave militar pertencente à Argentina, caiu poucos minutos depois de ter decolado de El Alto, a caminho Aeroporto Internacional Viru Viru, matando todas as seis pessoas a bordo.

Linhas Aéreas e destinos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.