Aeroporto Internacional de Honiara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aeroporto Internacional de Honiara (código IATA: HIR, código OACI: AGGH), originalmente conhecido como Henderson Field, é o único terminal aéreo internacional das Ilhas Salomão. Localiza-se a oito quilómetros do centro de Honiara, na ilha Guadalcanal.

História[editar | editar código-fonte]

Henderson Field em 1942

Henderson Field foi o nome dado pelos soldados norte-americanos ao campo de pouso em construção pelos ocupantes japoneses da Ilha de Guadalcanal, quando do desembarque das tropas aliadas nas Ilhas Salomão, em agosto de 1942, na primeira grande ofensiva aliada contra o Japão na Guerra do Pacífico, durante a II Guerra Mundial.

O nome foi dado pelos marines em homenagem ao oficial aviador major Lofton Henderson, morto em combate meses antes na Batalha de Midway, o primeiro aviador da marinha morto em combate nesta batalha.

Durante meses Henderson Field foi o foco central e símbolo de toda a Batalha de Guadalcanal , sofrendo investidas por terra, ar e bombardeios navais por parte das forças japonesas contra os soldados norte-americanos que lá se instalaram nos primeiros dias após o desembarque. As tropas japonesas jamais conseguiram se reapoderar do campo após este ser ocupado pelos marines, e em fevereiro de 1943 os Aliados expulsaram definitivamente as forças inimigas da ilha, conquistando sua primeira grande vitória terrestre na campanha do Pacífico.

Serviços Aéreos[editar | editar código-fonte]

Passageiros[editar | editar código-fonte]

O transporte aéreo a passageiros é gerido por 6 empresas:

Companhia Aérea Destinos
Air Niugini Nadi e Port Moresby
Air Pacific Nadi e Port Vila
Air Vanuatu Port Vila
Our Airline Brisbane e Nauru
Solomon Airlines Arona, Atoifi, Auki, Bellona, Brisbane, Espiritu Santo, Fera, Gatokae, Gizo, Kirakira, Kagau, Marau Island, Munda, Sege e Suavanao
Virgin Blue operada pela Pacific Blue Airlines Brisbane

Cargas[editar | editar código-fonte]

De todas as sete empresas que operam no Aeroporto de Honiara, apenas uma transporta especificamente cargas e mercadorias, é a HeavyLift Cargo Airlines, que tem duas destinações: Brisbane e Cairns.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.