Aeroporto Internacional de Kansai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de Kansai
Kix aerial photo.jpg
IATA: KIX - ICAO: RJBB
Tipo Público
Administração Kansai International Airport Co., Ltd.
Serve Osaka
Localização Não disponível
Inauguração 4 de Setembro de 1994


Altitude 15 m (49 ft)
Movimento em 2006 16,689,,658 Passageiros
802,162 t carga
116.475 Aeronaves
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
06R/24L 3 500 m (11 483 ft) Concreto
06L/24R 4 000 m (13 123 ft) Concreto


O Aeroporto Internacional de Kansai (関西国際空港, Kansai Kokusai Kūkō?) está localizado numa ilha artificial de 4,7 km de comprimento na Baía de Osaka, Japão. Possui capacidade para atender até 100.000 passageiros por dia.

Ocupa uma área de 300.000 m² e foi construído entre 1988 e 1994, com projeto de Renzo Piano Building Workshop/Ove Arup & Partners.

Projeto[editar | editar código-fonte]

A construção de Kansai levou 38 meses, e o esforço de 1 milhão de trabalhadores.

A plataforma está apoiada sobre 1000 estacas, que atravessam 30 metros através da água, mais 20 metros de lama, até se fixarem firmemente em 40 metros de rocha. Sensores especiais detectam quando o assentamento excede a tolerância máxima permitida (10 milímetros) em um ponto qualquer. Cada estaca está equipada com um sistema de calibração que opera por meio de poderosos macacos hidráulicos. A estaca que tiver sofrido movimentação é ajustada e fixada na nova posição. Esta regulagem continuará por 10 anos, até que todos os macacos hidráulicos sejam fixados definitivamente.

A estrutura foi projetada para ser capaz de resistir um terremoto, o que acabou acontecendo tempos depois, sem ocasionar quaisquer danos. Kansai encontra-se à mesma distância do epicentro do terremoto que atingiu Kobe em janeiro de 1995. A intensidade do choque foi a mesma, mas o edifício não sofreu quaisquer danos, nem um vidro quebrou.

A cobertura é formada por 82 milhares de painéis idênticos de aço inoxidável. Sua forma foi sugerida pela canalização do fluxo interno do ar.

Nas palavras de Renzo Piano:

Cquote1.svg Kansai é um instrumento de precisão, filho da matemática e a tecnologia. Um forte ponto de referência, um marco e uma experiência espacial extraordinária. Cquote2.svg

Visto em corte transversal, a cobertura é uma arco irregular (mais exatamente, uma série de arcos de diferentes raios).

Esta forma foi adotada para canalizar o ar para a área de passageiros sem necessidade de uso de ductos fechados.

Defletores visíveis que lembram lâminas ou folhas guiam o ar ao longo do forro e refletem a luz externa. Desta forma, todos os elementos que esconderiam a estrutura foram eliminados. O movimento de ar é regulado pela criação de um forro aerodinâmico, produto do trabalho de excelentes designers com ajuda da computação que permite obter a precisão e velocidade necessárias.

Na ausência de outros obstáculos, o único fator que limita a forma dos volumes construídos é o espaço necessário para as aeronaves manobrarem. A área de embarque possui 42 portas que se distribuem ao longo de 1700 metros.

Companhias Aéreas[editar | editar código-fonte]

Voos Internacionais[editar | editar código-fonte]

Voos Nacionais[editar | editar código-fonte]

Voos de Carga[editar | editar código-fonte]

Transporte[editar | editar código-fonte]

Japan Railways

Nankai

  • Namba-Osaka: 30 minutos, 1390 ienes

Limousine Bus

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Aeroporto Internacional de Kansai
Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.