Aeroporto Internacional de Malabo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de Malabo
Santa Isabel
Aeropuerto Malabo.jpg
IATA: SSG - ICAO: FGSL
Tipo Público
Administração Governo
Serve Malabo e região
Localização Não disponível
Inauguração década de 1990


Altitude 23 m (75 ft)
Movimento em 2001 34.500 passageiros
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
10/28 2 940 m (9 646 ft) Concreto

O Aeroporto Internacional de Malabo (por vezes chamado de Aeroporto Internacional de Santa Isabel) (IATA: SSG, ICAO: FGSL) é um aeroporto situado em Punta Europa, Ilha de Bioko, na Guiné Equatorial. O aeroporto tem o nome da capital, Malabo, cerca de 9 quilômetros a leste. Até a descoberta de petróleo dentro das fronteiras da Guiné Equatorial em meados da década de 1990, o aeroporto era um barracão de estanho coberto que só atendia vôos internacionais, sendo que o governo era o principal utilizador do aeroporto. Hoje, ele é usado principalmente por dois grupos opostos, a indústria de petróleo e os conservacionistas. Durante a Guerra Civil Nigeriana, o aeroporto foi usado como uma base para vôos em Biafra.

O antigo aeroporto que muitas vezes não possuía condições de ser usado, foi substituído por um moderno aeroporto após a utilização deste na Guerra Civil da Nigéria. O aeroporto já recebe uma quantidade confortável de tráfego de estrangeiros, embora as partes da pista estão na necessidade de reparo. Apesar dos progressos recentes, o aeroporto de Malabo é um dos dois únicos aeroportos pavimentados na Guiné Equatorial, de acordo com a entrada do World Factbook da CIA para o país, sendo que o outro aeroporto movimento do país é o Aeroporto de Bata, localizado na cidade de Bata, a segunda maior cidade guinéu-equatoriana. Os hangares podem atender aeronaves de grande porte, como o McDonnell Douglas DC-10 ou C-130 Hercules. Em 2001, o aeroporto registrou 34.500 passageiros, número que desde então tem aumentado progressivamente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.