Aeroporto Internacional de Trípoli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto Internacional de Tripoli
Tripoli International.jpg
IATA: TIP - ICAO: HLLT
Tipo Público
Administração Civil Aviation and Meteorology Bureau
Serve Trípoli
Localização Não disponível
Inauguração 1952


Altitude 749 m (2 457 ft)
Movimento em 2007 2,150,000 mi de passageiros
Capacidade anual 3 milhões
Website oficial Não disponível
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
09/27 3 600 m (11 811 ft) Asfalto / Concreto
18/36 2 235 m (7 333 ft) Asfalto

O Aeroporto Internacional de Tripoli (Árabe: مطار طرابلس العالمي) é um aeroporto que se localiza em Trípoli, na Líbia. É operado pelo Departamento de Aviação Civil e a Secretaria da Líbia e é o maior aeroporto da nação. Localizada na cidade de Ben Ghashir 34 km a sul do centro da cidade, o Aeroporto International é um hub para a Libyan Airlines. O aeroporto também é um hub para Afriqiyah Airways e Buraq Air.

A maioria dos voos do Aeroporto Internacional de Trípoli, parte do principal terminal internacional de passageiros, ao passo que os voos domésticos são através do Terminal Nacional. O terminal tem capacidade de 3 milhões de passageiros por ano. Em 2007, o aeroporto manipulou 2,1 milhões de passageiros.

O transporte de ou para o centro da cidade de Trípoli geralmente envolve tomar um táxi ou táxi compartilhado. Os operadores turísticos oferecem ônibus de ou para o aeroporto conectando-o com inúmeros hotéis no centro da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto foi utilizado pela Força Aérea Real Britânica e foi nomeado o RAF Castel Benito posteriormente alterando a RAF Idris em 1952. Nos anos 50 e 60 o aeroporto foi batizado de Aeroporto Internacional de Trípoli Idris. O aeroporto foi remodelado para o transporte aéreo nacional e internacional em setembro de 1978. O atual terminal internacional foi projetado e construído a partir de um plano diretor desenvolvidos por Alexander Gibb.

Linhas Aéreas[editar | editar código-fonte]

Terminal Internacional[editar | editar código-fonte]

Terminal Doméstico[editar | editar código-fonte]

Antigas linhas aéreas[editar | editar código-fonte]

Voo Afriqiyah Airways 771[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2010, um Airbus A330-200 da Afriqiyah Airways, que fazia o voo 771, da África do Sul à Líbia, caiu durante a aproximação do aeroporto. Somente um passageiro sobreviveu.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]